Sabedoria

Certa vez , em uma tarde de calor de Julho logo após ter caído uma boa pancada de chuva. Os alunos voltavam com um certo entusiasmo para a sala de treinamento, ansiosos para novas atividades de treino, lembrando do dia anterior que teria sido muito proveitoso também ,tiraram proveito de lições teóricas e meditações. Devido não terem saciado a vontade de ter a luta corpo a corpo, a ansiedade lhe explodia em seus olhos era muita clara a vontade e o ímpeto para treino com espadas.

- Taiyoko sen, vá para o centro e esteja preparado para aprimorar a defesa. comandou o ancião mestre

O jovem cumprimentou corriqueiramente seus mestres, se colocou pronto no centro do salão a espera da atividade.

- Porque sempre Taiyoko é escolhido para iniciar os treinamentos , que para o seu nível técnico ainda não alcançou os demais que acabam fazendo o sofrer com duros golpes, por que ele não desiste? reclamou o segundo mestre ao Ancião.

O ancião por sua vez, observava Taiyoko, sua vontade de defender e de se aprimorar porém sofrida com os duros golpes das Shinai de seus colegas, que quisera tambem mostrar vontade e vigor em ostentar golpe duros e rígidos aos mestres.

- E porque ele não desiste?..indagou o ancião mestre ao seu assistente olhando fixamente em seus olhos. esperando uma resposta pronta e sabia.

O Assistente entendendo a profundidade da pergunta do mestre, tirou os olhos do mestre, virou para o jovem.

- Realmente não sei, mestre.

- Taiyoko Sen, é jovem ainda, está aprendendo o kedo aqui conosco. porém é de se notar que ele não está no nível dos demais, agora. Porém nada lhe impede de

ser um samurai respeitado Amanhã.

O Assistente sorriu, com ar de deboche. Não depositando fé em que o seu mestre havia lhe dito e disse:

- Nunca, temos homens para diversas funções em nossa cidade. Existe Fazendeiros, professores e monges. Todas essas ocupações de muito respeito também. porém ser um samurai além de lutar bem deve ter a sabedoria em se defender, atacar e sobreviver. estar preparado para a morte. coisa que nao vejo nesse jovem.

O mestre Ancião se pois em silêncio por tempo, ainda observando o jovem, puxou o ar agradável da tarde de verão que entrava em suas narinas e com os olhos fechados lhe veio uma resposta que certamente o seu assistente iria levar para a vida toda, e disse:

- " A SABEDORIA NÃO VEM DO ACERTO, MAS DO APRENDIZADO COM OS ERROS ."

R Andrade Silva
Enviado por R Andrade Silva em 17/06/2015
Código do texto: T5280340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.