O GRANDE MESTRE

Professor e Doutor em Ciências Sociais, velho de cabelos grisalhos, ombros erguidos na camisa branca, não desvia atenção de cada um de seus aprendizes. Todas as noites, sentado no jardim da Faculdade fumando seu cigarro, sempre no mesmo banco de mármore e de costas para rua. Às dezenove horas, seus aprendizes chegavam de todas as cidades circo vizinhas, uns procuravam a biblioteca outros a lanchonete, mas todos os dias duas moças, na verdade não eram tão moças assim, dava um jeitinho de se aproximar do grande mestre, chegavam sempre com algum tipo de pergunta ou brincadeira, e assim uma sentava ao lado e a outra ficava em pé. O mestre sempre com seu jeito sério, ouvia tudo que elas falavam com muita atenção, as vezes até brincava mas em outras só observava e seguia para sala. Elas já descontraídas, quando tinha oportunidade faziam algumas piadas. Sempre perguntavam ao grande mestre, sobre a sua vida pessoal, ele brincando respondia mulher tem prazo de validade, todas riam da grande piada, ele falava muito de seus filhos e netos com muita admiração, mas logo voltava sereno e bravo para o assunto do dia. Enquanto ele explicava seus slides algumas alunas cochichavam na aula, e logo os colegas riam, mas quando o mestre olhava, o silencio tomava conta, e as perguntas que ele faziam todos respondiam, mas com voz forte e olhar sereno, o questionamento que ele fazia a turma ficava atento porque dos trabalhos que ele pedia. Alguns eram enormes, pouco menor que um livro de 70 paginas. Mas pequenos se fossem comparados com o conhecimento que o mestre de cabelos brancos tinha, sempre muito calmo, ele pedia com muitos detalhes, e lembrava sempre que lixo ele não corrigia. Ficava na responsabilidade de um grupo para a organização e apresentação em 8 dias. Todos precisavam manter-se firme, e as meninas logo saia. No dia seguinte lá estava ele com sua calça de linho branco, cigarro no queixo, no mesmo banco do jardim, as meninas se aproximavam e ele logo questionava, como está o trabalho? Elas tímidas respondiam.

Um belo dia, decidiram quebrar a serenidade do mestre, organizaram uma surpresa no dia do seu aniversario. Passaram pelo velho de calça banca no jardim e seguiram direto para sala, tudo planejado, passaram a tarde procurando presente, encontra uma linda camisa azul, muitas queriam dar cuecas, mas outras acharam melhor não. Assim, o mestre chegou simples com sua pasta na mão, todos gritaram e cantaram parabéns, ele deu um sorriso tímido e seu olhar demonstrava surpresa e alegria. Naquela noite o clima foi outro, muitas fotos tiraram com o mestre e muitas piadas foram ditas, era a despedida de 4 anos de convivência e muita experiência. O mestre com seu jeito deixou muitos fãs, e a aluna de outro curso apaixonada ficou.

Lene Muniz
Enviado por Lene Muniz em 09/06/2015
Código do texto: T5271530
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.