Consumidoras anônimas

Uma lenda antiga diz que Júpiter criou a primeira mulher,de nome Pandora,e a enviou aos irmãos titãs Prometeu e Epimeteu,na intenção de puni-los pela ousadia de terem furtado o fogo do céu e oferecido tal poder ao homem,que,por ter aceito o presente,também virou alvo da fúria divina.

Pandora resolveu mexer numa caixa que Epimeteu tinha em casa e na qual guardava várias pestes.Ao destampá-la,liberou toda a sorte de misérias no mundo.

Outra versão da mesma lenda diz que Júpiter criou Pandora com boa intenção,para ser a companheira do homem.

Nesta versão,Pandora recebeu de júpiter,como presente de casamento, uma caixa contendo vários bens.

Pandora,não resistindo a curiosidade,abriu a caixa e todos os bens escaparam,ficando apenas a esperança.

Nos dois casos,podemos ver claramente que esta história das mulheres bagunçarem a nossa vida é muito antiga.

Connie,Carla e Cláudia nunca viram a tal caixa de Epimeteu,mas conheceram uma coisa bem pior:o cartão de crédito.

Por isso resolveram criar um pequeno grupo,ao estilo alcoólicos anônimos,e passaram a se reunir todas as segundas feiras para exorcizar seus desejos consumistas.

Carla abriu a reunião,que estava sendo realizada no apartamento de Cláudia:

__Ontem fui ao Barrashopping e não comprei nada!

As amigas bateram palmas.

__Parabéns!Ir lá e não comprar nada naquele paraíso do consumo é um feito e tanto!__elogiou Connie,que logo depois entregou um bombom para a amiga.Era a forma de premiação escolhida pelo trio.

__Obrigado__disse Carla__Mas vou recusar.Engordei dois quilos desde que adotamos este sistema.

Cláudia,responsável pela compra dos quitutes,ficou horrorizada:

__Dois quilos?!Você está com problema de tiroide?

__Não__enquanto falava,Carla mexia na sua enorme bolsa vermelha __Fiz todos os exames.Tenho é que fechar a boca ...

__Mas que coisa...__Connie arregalou os olhos;em seguida tirou um vestido de dentro da sacola que trouxera consigo e o mostrou as amigas___Olha esse vestido aqui!Estava em promoção naquela loja do Norteshopping!De quinhentos foi para cento e vinte!

__Que lindo!__elogiou Carla__Mas...ele não está meio grande para você?

__Só tinha tamanho PP e GG__explicou Connie__O PP nem entrava,o GG ficou bom na cintura mas largo nos ombros.Os bombons devem estar me prejudicando também...

__É..__Carla olhou para cintura da amiga__Parece que eu não fui a única a engordar aqui...E como você resolveu o problema?

__Perguntei se a costureira da loja podia fazer o reparo.Sabe o que ela disse quando foi chamada?Que não faria por que ia dar muito trabalho!Quase que a vendedora saiu no tapa com ela!Resolvi comprar assim mesmo;tenho uma vizinha costureira...Não podia perder a oportunidade.

__É verdade.__concordaram as outras duas

__Meu problema,para variar,ainda são os empréstimos__desabafou Cláudia__As prestações nunca terminam!Eram sessenta inicialmente,mas toda vez que eu vejo meu extrato mensal ainda restam mais de quarenta!Decidi que vou viver apenas com o que eu ganho!Tenho que conseguir!

Carla engrossou o coro das endividadas:

__Eu também estou pagando um que fiz ano passado,quando dei a festa de quinze anos da Gabi.

__Sua filha estava linda!E foi super legal convidar aquele artista da novela para dançar a valsa com ela.__elogiou Connie

__Me custou bem caro cada minuto daquela dança ...O Rubens nem sabe ao certo quanto foi...

__Ah!Ele não ajudou a fazer a filha?Tem que sustentar !!!__debochou Cláudia

Carla finalmente achou o maço de cigarros que procurava na bolsa.Acendeu um dos bastões tabaginosos,deu uma tragada e confessou:

__Vocês ficaram impressionadas por eu não ter comprado nada no Barrashopping,não ficaram?Depois daquela minha viagem a Nova York, há dois anos,perdi o tesão de comprar roupas.Para vocês terem uma idéia,um tênis que custa,por exemplo,quinhentos reais aqui,sai por menos de duzentos lá.Camisas e vestidos então...Hoje eu prefiro investir em viagens,quando eu aproveito e renovo o meu guarda roupas.

__O meu quase não fecha!__lamentou Connie__Já cheguei a dar para a minha manicure roupas que eu nunca usei...

__Idem...__emendou Cláudia,fitando o vazio.

A campainha tocou,interrompendo a conversa.Cláudia foi atender.Logo depois voltou acompanhada de uma mulher de aparência oriental.

__Esta é a Yuki,minha massagista__disse a anfitriã__Aonde vai ser a nossa próxima reunião?

__Pode ser no meu apê.__ofereceu Connie__O Paulinho vai estar com o pai semana que vem.

__Beleza!Está combinado então.__assentiu Cláudia,nervosa.

As três se despediram.Logo depois de Carla e Connie saírem,a massagista perguntou:

__Essa sua amiga chamada Connie é estrangeira?

Cláudia,que já estava deitada de barriga para baixo na cama e relaxava com a massagem,respondeu com os olhos meio fechados:

__Por que você perguntou isso?

__Esse nome,Connie..

Ela virou a cabeça para cima,interrompendo a pressão controlada que a profissional exercia na suas vértebras,e respondeu:

__O nome dela é Maria da Conceição!Connie é invenção!Frescura!

E a sessão de massagem continuou.

Enquanto isso,no elevador do prédio,as outras duas fofocavam:

__Viu como ela ficou toda eufórica quando a japinha chegou?__provocou Carla

__Lógico!__rebateu Connie__Despachou logo a gente!Já devem estar batendo bife a esta altura!

E continuaram com a maledicência até o elevador chegar ao térreo.

Três legítimas descendentes de Pandora.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 24/05/2015
Reeditado em 14/11/2015
Código do texto: T5253596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.