Com uma tarrafa enrolada nos ombros, saiu da Servidão do Abiricó (como era chamada) um rapaz franzino, usando chinelos de dedos, calça comprida arregaçada até os joelhos e chapéu de palha.
- Bom dia dona Senhorinha.
- Dia Juvenso!
Respondeu a Senhorinha na janela observando o Juvêncio atravessar a rua de barro. Pisando nas gramíneas. Desviando-se da vegetação rasteira e desaparecendo entre as arbustivas em direção à praia. Pensava consigo mesma...
---Antesdonti era um rapagi-pequeno empinando pandorga de rabiola... armando aripuca... jogando bolota...brincando de acusado. Adepôgi , ficou rapagi crescido, não largou da Zinha. Perdido embarricou a rapariga. Pôsagara! Tá apareiado com a Zinha e vévi  num apertume danado...
Horas mais tarde...
--- Ó-lhó-lhó! Lá vem o Juvenso di volta cum cambulhão de pêxe...
__ Boa tarde dona Senhorinha.
__Tarde Juvenso. Matô muito pêxe filho?
__Quali nada, sinhora? Quatro tainhoti, duas ispada. Vou levar tudinho pra Zinha consertar praprepará  bem fritinha né sinhora! Cum pirão di nalho, num têm!
__Tudinho di bom né filho?
__Mági pramode di ti dizê pra ti, caquí fax tempo qui num tem pêxe à migueli.
__Se tu dix! Antes qui mali ti prigunte, a Zinha tá boa?
__Mali, Mali.
__Cá-de-quê?
__Tá cum Zipra na perna. Côsa medonha!
__Ô coitada!
Conversa vai, conversa vem, chega uma cadela de rua e começa a cheirar o Juvêncio. Irritado, bate com os pés no chão...
__ Sai fora, sua bucica! Xô, xô!
 Pegou num pedregulho na rua e atirou na cadela.
__Eh, rabei!
Despediu-se da Senhorinha na janela...
__Até dona Senhorinha....
Lá se foi enxotando cadela. E, bucica feliz correndo em volta dele...



 
 
Dicionário
 
*Abiricó – Abricó. Fruto do Abricoteiro.
*Acusado – Brincadeira de crianças onde uma turma se esconde e outra procura. Espécie de esconde-esconde.
*Ajudante – Pescador eventual, que ajuda a puxar redes, mas não faz parte da equipe. Normalmente é pago com alguns peixes.
Antes qui mali lhe prigunte... – Desculpe a indiscrição...
*Antesdonte – Anteontem.
*Apareiado – Amigado,...,morar junto sem ser casado.
*Apertume – Aperto, sufoco.
*Aripuca – Armadilha feita de bambu e gravetos para pegar pássaros. De Arapuca.

*Bolota – Bola de gude, de vidro.
*Cá-de-quê? – Por quê?
Caquí: que aqui (no meio de uma frase).
*Cambulhão de pêxe – Penca de peixes.
*Consertar o peixe: Limpar. O mesmo que arrumar ou governar.
* Cum – Com + um. 
Embarrigar – Engravidar.
Ispada – Espécie de peixe: espada.
Mági – Mais.
*Máli, Mali – Mais ou menos.
Ônti-ônti – Anteontem.
*Pandorga – Espécie de pipa. O mesmo que papagaio.
*Perdido – Apaixonado
Pêxe – Peixe
Pêxe à migueli – Muito peixe.
*Pirão de Nalho – Mistura de farinha de mandioca com água fria, sobre a qual se coloca águafervendo.
Pôsagora! – Pois e agora!
*Quali nada – Quase nada.
Rabei - Errei
*Rabiola - Rabo.
*Rapagi-pequeno – Menino, garoto, moleque.
Se tu dix – Quando uma pessoa devolve a outra o que acabou de falar.

Se tu dix! Quando uma pessoa devolve a outra o que esta acabou de falar.
Tainhoti – Espécie de peixe: tainhota
*Vévi – vive
*Zipra – infecção forte. Também: Erisipela
(*)Alexandre, Fernando- “Dicionário da Ilha: Falas & Falares da ilha de Santa Catarina” Cobra Coralina Edições. 30ª Ed.
 
Mané das Letras
Enviado por Mané das Letras em 23/05/2015
Reeditado em 23/03/2017
Código do texto: T5252201
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.