Procurando sentido

Com o tempo cinza empertigado de chuvisco , andavam dois seres entre as calçadas

"A chuva vem para lavar a alma , tirando tudo que é fétido" , assim dizia meu pai , sabe , mas acho que esta questão esta errada ,acho eu que sua queda é simplesmente uma queda e nada mais .

Dizia o senhor para o homem ao seu lado que como de pratica discutiam seus ideais sobre o mundo , no qual de um paralelismo intenso sofriam ambos quando expunham suas perspectivas,como agora e, nada mais nada menos o outro discordou:

-sério? acha que tudo que o circunda passa nada mais que mero sistema, ou algo que nada faz sentido ? acha que nenhuma coisa há de ter propósito?

-Provavelmente sim ,afirmo.No que teria sentido um pingo de chuva em sua queda? no que valeria lavar a alma se os males retornam ? e para onde iam esses males quando limpos ? pro ralo ! e este que pouco valorizado, suportando todo esse pus faz não menos que mandar estas águas diluídas de volta a terra , seguindo pro mar ,depois evaporar e constituir o ciclo natural ,até cair novamente sobre nos .Então a chuva que lava , é a mesma suja , e em vez de limpos ficamos mais sujo . mas não há muito mistério , é um sistema natural , vivemos na própria sujeira , alimentamos dela , como disse Josué de Castro " o homem que produz a merda, que suja o mangue,que nasce o caranguejo , que é comido pelo homem,que produz a merda ". não há mistério , é só um ciclo vicioso , como a roda de samsara só que mais racional . é por isso que acho que não faz sentido - relatou ao companheiro com um certo riso esboçado no rosto

- então isto é um circulo que não deve ser definido . se a chuva de nada vale , seria certo dizer que nossa existência é mera programação do sistema natural , né?... eu discordo , o pingo sabe da sua queda , como eu sei da minha morte, a unica diferença é que pra gente aquele pingo é um nada , mas no universo somos o mesmo pingo sobre um grande espaço , e pensamo não é ? agimos , nos relacionamos , se isso só é um circulo deve ter algum sentido , e o fato de nos perguntamos é por sermos umas micro criaturas teimosas que procuramos entender o porque dessa monotomia ...disse-me agora a pouco que a chuva é a mesma sujeira que fazemos, então tudo que á de podre tem um sentido aqui , o de se transformar..., será isso que procuramos , algo que tente nos deixar limpos , como um despertar ?, e se a morte for nosso alvejante ?- disse o homem , agora com olhar vago perdidos nas ideia.

o senhor franziu a testa , olhando para o homem espantado, e ficou assim por alguns minuto até que num atimo disse :

deve estar delirando ! não , esta delirando. Donde tirou isso ? por isso sigo o exato ,a razão, para que minhas faculdades não se perca nos ares ilusórios do pensar misterioso como o teu.Não complique mais , aliais , senti um ar de publicidade nas suas ideias de sujeira ser limpa , quer me induzir que há algum sentido na chuva, não! não quero vestir seu traje de mistério e complicação com a existência , vivo por que respiro . e respiro por que quero ... e não sou contemporâneo para revalorizar a morte.

Há!! delirando eu ?- disse o homem - sorte tenho de estar com meu delírio do que teu sentido . se ser racional é torna-se um fariseu , prefiro então nunca ter a luz do seculo XVIII. Acabou de dizer que tudo segue um sistema , me chamou de publicitário , um dos piores insultos que tive hoje , mas vem dizer que vive e respira porque quer . seria isto algo fora desse seu sistema circular ? quando você pensa rompe o siclo natural , quando tu queres liberdade rompe tudo que foi proposto pra viver preso, e torna assim algo em procura de sentido , e isto meu caro é o que eu disse , é a limpeza que queremos , pois ,ninguém fica preso a algo imposto,por isso procuramos nossa condição, pois,não aceitamos morrer , todos queremos viver ,mas a morte sempre vem engolir-nos ,e o mesmo com um pingo de chuva quando cai sobre nós , talvez as vidas daquele micro-cosmo ali na gota queriam se livrar antes da queda, como queremos se livrar da morte ,mas caíram sobre agente , e não foi em vão , certifico-me disso, pois, estamos aqui discutindo qual sera a finalidade de um a gota , ou se tem sentido na chuva , tem ! é por isso que aqui nesta conversa continuamos a procura-lo , e definir este sentido.

Depois do dito deste homem , um silencio envolveu-lhes num manto de longo tempo , ambos olhando inconformados, então um proferiu .

talvez foi isso que sentiram quando as diferentes línguas brotou em babel -disse o senhor- todos incompreendidos habitando o mesmo espaço ; sim , alem do óbvio há um alem para toda as coisas , mas entender isso não faz nenhum sentido , não que realmente não faça , mas é tão complexo quanto um nonsense , não entendo.

O existir não foi feito pra ser compreendido , mas também não quer dizer que não tenha sentido , e que você não tente entende-lo , é como um primata diante do fogo , não fazia sentido , mas significava algo , tanto que olha o que isto proporcionou. Neste mundo nada é normal , só tem a aparência porque nos habituamos a rotina de procurar sentidos nas coisas , e , mesmo que tu para isso não ligasse , deduziu algo em resposta a questão da chuva, não foi ? então mesmo que pareça normal , em tudo há um significado

então ambos se olharam , sorriram e seguiram em frente , e o senhor logo enchia a cabeça de novas perguntas -" mas quando eu olhava as folhas...."

TVeiga
Enviado por TVeiga em 22/05/2015
Reeditado em 27/05/2015
Código do texto: T5251456
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.