Mais do mesmo (2009)
Ano de crise, queda de popularidade do presidente e pré-campanha para a eleição do ano que vem. Enquanto isso, na sala de reuniões do Palácio do Planalto.
_Senhor Presidente, este é o homem de que lhe falei. Ele vem muito bem recomendado. Foi o responsável direto pela plataforma eleitoral de Bachelet e é conselheiro de Chávez, Uribe, entre outros nobilíssimos líderes. Além disso, prosseguiu cochichando, o homem tem 100% de popularidade no orkut!
Após essa introdução de seu assessor(eufemismo para acólito), o Presidente e o conselheiro são deixados a sós(Bem, com exceção das escutas da Abin, ninguém mais teve acesso àquela conversa).
O presidente Lule ficou meditando sobre as últimas palavras de seu acólito. Esse cara tem mais estrelinhas no seu perfil do que eu! Deve ser bom mesmo. O conselheiro ficou por ali, fingindo que não estava presente, tão acostumado a lidar com eminentes governantes...gente complicada e dada a maneirismos.
_Companheiro conselheiro. A minha candidata precisa ganhar. Mas com a crise, as migalhas estão com os dias contados. Como haveremos de ludibriar os famélicos?
_Senhor Presidente. Não se aflija. Já pensei em tudo - afirma resolutamente o conselheiro, por trás de seus óculos de especialista. Apresento-lhe o novo programa de combate à miséria: Mais do Mesmo.
_Mais do mesmo?! O companheiro está de facécia com a minha cara? Não sou banqueiro(ainda não) mas meu tempo vale ouro - irritou-se Sua Excelência.
_Calma, senhor Presidente. Tudo que o senhor precisa saber está nessa cartilha do programa - disse o conselheiro, extendendo seu braço gordo até o limite da costura de seu fino terno.
Na capa da cartilha, lê-se o subtítulo: Versão resumida para analfabetos funcionais.
Duas horas depois...
_Ah! Agora está tudo esclarecido, senhor conselheiro. Agora entendi que não se trata de gozação. Mas, diga-me, distribuir bebida ao povo não seria radical demais?
_Radical demais? Claro que não, senhor Presidente. De fato, não há nada melhor para o futuro da nação. Basta cortar o IPI sobre as bebidas alcóolicas para zero. O povo não lhe incomodará, pelo contrário. E a "elite" iluminada desse país terá condições de desenvolver sua dominação de forma mais "transparente" e "ética".
_Ok. Muito bem. E como faremos para financiar o corte do IPI sobre as bebidinhas? - perguntou o Presidente fazendo cara de bebum.
_Fácil, senhor Presidente. Reduziremos o orçamento da Educação em 20%.
_Ok. Muito bem. Mas, companheiro, teremos de aumentar o valor do benefício?
_Não senhor, Presidente. De fato, reduziremos o valor do benefício para 25 reais mensais por família - respondeu calmamente o conselheiro, já imaginando suas férias nas Antilhas.
_Companheiro, você está de sacanagem? - inquiriu Sua Excelência.
_Não, de formar alguma, Presidente. O povo não se importará em ter o benefício reduzido para 25 reais.
_Como assim? Como não se importará? Bradou, possesso, o presidente.
_Cuidado, senhor. Não vá ter uma crise de bursite, hein. Veja lá, não sou enfermeiro. Voltando ao assunto, a resposta à sua pegunta está na nova campanha de marketing que acompanhará o programa Mais do Mesmo. Contratei os melhores palestrantes motivacionais do país e produzimos esse plano. Vou passar o vídeo.
Sobre a superfície da parede desce um telão, que começa imediatamente a reproduzir o vídeo.
"Eu perdi o meu emprego" - diz uma jovem negra.
"Não tive mais como pagar as prestações. Meu nome ficou sujo" - diz um mestiço, com cara de esfomeado.
"Agora, com o novo programa Mais do Mesmo, o árduo trabalho de luta contra as desigualdades tem continuidade." - diz uma sósia da candidata.
"O programa Mais do Mesmo tem impacto imediato sobre o país. O povo fica mais satisfeito e, ao mesmo tempo, o país economiza muito. Juntando os dois ingredientes, poderemos fazer o bolo crescer novamente", diz o Conselheiro, no filme.
(letreiro) Como funciona?
(voz do narrador)É simples. Você que quer ter o direito ao benefício deve ligar para o número 0800 POBRE PRA CARAMBA e se cadastrar. Dentro de 3 dias úteis, você receberá na sua casa um cartão com o valor do benefício e uma fita. Escute a fita todos os dias, junto com sua família. Depois de o dinheiro no cartão do benefício se esgotar, passe a escutar a fita três vezes por dia.
"Agora, depois do Programa Mais do Mesmo, minha vida continua o mesmo, mas estou muito mais feliz" - diz a mesma jovem negra, agora um pouco mais magra.
"Minha barriga continua roncando, mas não consigo mais pensar nisso" - disse o mestiço, quase um esqueleto de tão magro.
Fim do filme.
_Companheiro, o que há nessa fita? - perguntou, intrigado, Lule.
_Confie em mim, Presidente. O senhor não vai querer escutá-la(pelo menos, ainda não...quem sabe depois do final do mandato). Mas o que o senhor precisa saber é que ela contém um método "revolucionário" de alteração das percepções do indivíduo e de sua família. Com o treinamento contínuo, a imaginação substitui completamente o juízo cada vez mais "desarranjado" do povo. Dessa forma, o povo passa a ser capaz de imaginar um verdadeiro banquete, quando na verdade está mastigando um pedaço de espuma suja.
_Ok. Muito bem. Parece mesmo que vai dar certo. Concordo com o senhor, reduzir o imposto sobre as bebidas, cortar o orçamento da educação e distribuir essas fitas mágicas é o melhor para o futuro da nação.
Retirou-se o Presidente. Era hora de fazer as unhas da mão.
FIM (anagrama para FMI...)
Comentário
Esse texto é uma estilização da realidade. Coeteris Paribus, a quantidade de comida ofertada para o mercado interno é igual à maximização das utlidades. Qualquer imperfeição no modelo advém de externalidades...
Ah, esse episódio é fictício. As opiniões representadas são de absoluta responsabilidade do autor(opa! Esse seria eu!)...ehehehee