Joaquim e a Vida

- Shiu! Estou vendo o final da novela, não me atrapalhe.

- Está bem mamãe, te amo - E lá foi ele, cabeça baixa, porém seus olhos brilhavam, não de tristeza, mas sim de contentamento. Havia naquilo tudo, o doce sabor da rotina, e instintivamente ele sabia disso.

___________________________________________________________

- Não chegue perto de mim! Vai embora sua "baleia"!

- Eu só queria brincar com vocês, posso?

- Já disse, aqui não tem como você brincar - gargalhadas- você não aguenta nem cinco minutos. Tchau.

- Tchau! - Crianças sabem ser cruéis, as vezes até demais. Lágrimas saiam dos olhos de Joaquim, mas ele próprio já se convencia que àquilo tudo era verdade. E foi afogar suas mágoas em uma lata de refrigerante.

___________________________________________________________

Lá ia Joaquim todo feliz, em suas mãos ele levava uma caixa de bombons e uma rosa, como é lindo o primeiro amor. A garota branca como a neve, olhos verdes como a relva, linda.

- Tudo bem?

-Tudo - disse ela

- Eu queria dizer ...

- Então diga, mas diga rápido, estou atrasada - interrompeu ela

- Essa flor é para você, e esses bombons não são tão doces como você, mas são também um presente.

- Então porquê tudo isso?

- Apenas pra que eu pudesse perguntar se você aceita namorar comigo.

- Eu? Você? Jamais! Se enxerga garoto

E o mundo dele acabou! Adolescentes são sempre exageradamente dramáticos.

__________________________________________________________

- Pai, pai eu passei, passei ! Achei que não fosse conseguir, mas, mas pai eu passei e passei em primeiro ainda. O senhor está olhando para um futuro biólogo.

- Como? Biólogo? - falou seu pai com um certo ar de incredulidade - Achei que você tivesse prestado direito. Afinal de contas você vai me substituir no escritório, continuar com o meu legado. Biólogo não, ou você será um advogado ou pode sair desta casa.

- Não acredito pai, você sabe o quanto eu amo o senhor, mas não posso fazer algo que eu não goste.

- Então adeus, não tenho mais filho.

- Tudo bem pai, eu vou fazer direito!

E mais uma vez o mundo dele acabou.

___________________________________________________________

- Sabe meu filho - isso mesmo Joaquim já era avô- quero te pedir um favor.

- Fala meu vô

- Eu não fui o melhor pai do mundo, descontei no teu pai todas as minhas frustrações. Tudo o que eu odiava que fizessem comigo eu fiz com ele. Não deixe que as raivas dele, e as minhas te contaminem. Faça o que tiver vontade, estude áquilo que amar. Ame mesmo que sozinho. Não deixe a vida passar sem que você tenha vivido bons momentos. Pois hoje você tem 17 anos, amanhã já estará com 80. A vida passa num piscar de olhos, nascemos e morremos, e muitos como eu, ao invés de mudar a realidade com a qual não se está contente, se acomoda, se deixa levar pelas responsabilidades, e se esquece que o mais importante não se compra, mas se mostra, o amor, a família, e a liberdade. O intervalo entre os 0 e 100 anos são como o desabrochar de uma flor, linda porém frágil. Passei maus momentos na minha infância, adolescência, e como pai fui tão omisso quanto o meu. Mude essa realidade, seja feliz meu neto.

- Eu já sou feliz! - E continuou com seu "ipad" andando pela casa, como um sonâmbulo.

E Joaquim, se deu conta que envelheceu e nada fez de importante, a não ser filhos e netos, e neles a possibilidade de que Joaquim continue vivo, e que desta vez faça tudo certo.

E ele viveu mais 11 anos, e morreu dormindo, não sem antes saber que Pedro, seu neto, era um grande e reconhecido biólogo. Joaquim descansou feliz, pois viu que Pedro tinha entendido aquela conversa. E que pelo menos ele ia ser feliz. E pensou que pelo menos algo ele tinha acertado, e tudo passou a valer a pena.

Affonso Santos
Enviado por Affonso Santos em 03/02/2015
Código do texto: T5124033
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.