BENÇÃOS E MALDIÇÕES DE UM POVO

BENÇÃOS E MALDIÇÕES DE UM POVO

A casa de Nardelia ficava no fim da rua Pedro Manuel de Cabral, nome em homenagem ao seu bisavô. Era uma rua sem saída que ficava no bairro da concórdia. Ela herdara de seus pais que herdara de seus avôs, que herdaram de seu bisavô, sendo ela filha única. Era uma construção em estilo rococó construída a mais de um século pelo bisa Pedro Manuel de Cabral, português nascido em Lisboa que quando chegara ali os donos da chácara eram um casal de índios tupis que na verdade não conheciam nada de lei. O português esperto que era chegou como que não queria nada dando presentes aos moradores e quando menos se esperava pronto se apossou das terras e a choupana do casal de índios que logo passaram a trabalhar de graça para Manuel, pois não tinham para onde ir. Depois disso um dos irmãos de Manuel que morava em Angola mandou lhe um casal de negros com dois filhos para lhe ajudar com direito a casa e comida desde que trabalhassem sem salário é claro e foram eles; o casal de índios e o casal de negros que levantaram aquela casa de dois andares com mais de vinte cômodos, pois a ideia de Pedro Manuel era fazer um hotel para receber os patrícios que chegavam aos montes para trabalharem nas lavouras, mas funcionou pouco tempo como hotel, pois logo que o povo descia dos navios eram levados para as fazendas e o sonho do hotel se transformou em pensão de encontros fortuitos aonde Nardelia sua bisneta nascera e os descendentes dos serviçais. Então Nardelia depois da morte dos pais os transformaram em pequenas quitinetes que eram identificadas pelas letras do alfabeto seguidas por números, era um lugar agitado com tudo quanto é tipo de gente; Ladrão, prostitutas, gente honesta e tudo mais, alem é claro os que ali nasceram que foram ficando ao redor da velha chácara. Poderia se dizer que ali era na verdade um pequeno Brasil com as bênçãos e maldições dos seus antepassados.