620-A CAMISINHA - Como usar

Quem contou esta história foi minha amiga Adelaide, assistente social e participante voluntária de grupo que assiste os moradores de um bairro de pobres, situado na periferia da cidade.

As famílias do bairro, por serem pobres e sem conhecimentos, têm muitos filhos. Uma psicóloga se prontificou a dar aulas de como evitar a gravidez. Entre os diversos métodos abordados por ela, havia o uso da camisinha, que era distribuído gratuitamente pela secretaria de saúde da prefeitura, mas cujo uso, percebia-se, não era muito comum.

A jovem psicóloga usou um artifício para mostrar às mulheres como usar a camisinha: introduzia a camisinha num cabo de vassoura, explicando:

— A camisinha deve descer até onde der, desenrolando assim — E ia cobrindo toda a ponta do cabo de vassoura. — Com muito cuidado para não furar.

As mulheres fizeram aquela cara de que entenderam tudo e nenhuma pergunta foi feita.

Durante alguns meses parecia que tudo estava sob controle: as mulheres não estavam engravidando.

Foi então que, para estranheza de todos, dona Caliméria apareceu com sintomas de gravidez. Levada ao ambulatório do hospital, constatou-se que ela estava já no terceiro mês.

Houve estranheza entre as próprias mulheres do bairro e do grupo que as visitava. Adelaide (a minha amiga voluntária) interrogaram Dona Caliméria:

—Mas a senhora não está usando a camisinha, dona Cali?

—Uso, sim senhora. Ela ta lá atrás da porta do meu quarto, enfiada no cabo de vassoura. Toda vez que meu marido me usa, antes vou ver se ela não ta furada. Vou até mostrar pra senhora ver.

—Não, não precisa não.

A mulher entendera literalmente a explicação da professora e enfiara a camisinha no cabo de vassoura, que mantinha atrás da porta do quarto.

ANTONIO GOBBO

Belo Horizonte, 30.08.2010 –

Conto (mini-conto) da SÉRIE 1.OOO HISTÓRIAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 06/01/2015
Código do texto: T5092548
Classificação de conteúdo: seguro