fofoca
Fofoca
Nunca em toda minha vida, conheci alguém assim, uma pessoa com uma característica comum a tantas outras, mas o fato que ela se destacava na arte de fofocar. Não que fofoca possa ser considerada uma arte, mas o fazia com tanta classe que chegava a ser algo de profissional, era meticulosa, trabalhava no escritório na sala anterior a minha, qualquer informação da vida alheia era ela a primeira a saber e também tratava da divulgação.
Mas tinha o cuidado de lembrar.
_Não espalhe, pois não gosto de fofocas hein!
Causava um certo mal estar entre os amigos mas acabava contornado a situação.
Os chefes eram muito bem assessorados por ela quem chegava atrasado, que demorava a retornar da hora do almoço, qualquer deslize era percebido de imediato, as roupas que vestíamos, tudo, nem mesmo nossa vida particular escapava aos seus olhos e ouvidos atentos
Penso que ela estava no lugar errado, possuía talento para ocupar o cargo de investigador, detetive, repórter policial, algo que buscasse saber pormenores da vida alheia, a dificuldade seria guardar sigilo, não sei se suportaria.
Certa vez se meteu numa grande encrenca, o chefe Sr Matias era daqueles tipos de homens que não gostam de muita conversa carrancudo e de expressão sombria, era um dos poucos que não davam atenção a suas observações, isso parecia incomoda-la bastante, a surpreendi certa vez correndo pelo corredor a fim de alcança-lo.
-Sr. Matias, Sr. Matias...
-O que foi? Alguém morreu?
_Não, imagine não é para tanto. É que gostaria de saber se a Madalena mudou de horário.
_Não entendo o porque de sua pergunta, senhora
_ Bem, não tenho nada haver, mas é que todos os dias ela chega atrasada, e com a cara de pau vai embora para casa no horário certinho, até mesmo uns cinco minutos antes.Imagina pensei comigo tenho que falar para o senhor Matias, um homem tão bom não é justo que seja enganado.
Com o respeito que lhe devo Senhora, tenho muitas atribuições, coisas a fazer, entende? O horário dos funcionários é problema a ser resolvido pelo chefe de departamento. Agora se me dá licença.
Ela o segurou pelo braço e falou insistente:
_Compreendo, mas é que a Cristina é uma mosca morta, é chefe mas não toma nenhuma atitude.
Senhor Matias suspirou, afastou a mão dela do seu braço.
-Licença senhora, está me atrasando, passar bem.
Virou-lhe as costas e saiu resmungando:
-Era só o que me faltava, parece que tenho tempo disponível para fofocas.
_Dona Marta, não me incomode transfira as ligações importantíssimas , não estou para ninguém principalmente para as fofoqueiras desse lugar.
A secretária sem entender muito bem.
-Pois não Senhor, cuidarei para que não seja incomodado.
No entanto a Lourdes não se contentava, tudo o que acontecia era um bom motivo para fofocas e intrigas, qualquer um era sua vitima , estava antenada ao menor movimento.
Você Não sabe, fui á farmácia aqui próxima e vi um carro igualzinho ao do seu marido estacionado em frente ao restaurante, pensei ser seu marido, mas me enganei pois aquela hora com certeza ele deveria estar trabalhando, não é mesmo? Além do que estava beijando uma morena apaixonadamente, imagine mas se fosse ele eu diria a você.
Dizia com tom de malícia, seus olhos cintilavam , ao lançar duvidas, insinuar , adorava fazer isso.
Quando estávamos conversando algo importante ela aproximava-se logo nos calávamos, não queríamos divulgação da nossa vida que estaria na boca do mundo dentro de segundos.
Tamanho o prazer que ela sentia em fofocar que seus olhos brilhavam, parecia degustar um chocolate delicioso, era um deleite para sua alma.
Eu particularmente a evitava,já havia feito parte Fe um interrogatório no mínimo desagradável .
_ você namora? Nunca a vejo com homens, nunca ouvi pronunciar nome de alguém do sexo masculino com interesse, nunca a vi acompanhada.
_Eu disfarçava, e nada respondia.
Um dia chegou a me perguntar:
_ Não me interprete mal, mas você tem algum caso com algum homem casado?
Quis mata-la com o olhar:
Em tom calmo respondi:
_Minha vida pessoal é assunto meu.
_ Desculpe queridinha, só queria saber. Talvez sua preferência seja outra, hoje é tudo tão normal.
Não suportei.
_ Peço que se retire de minha frente antes que eu perca a calma e esqueça onde estou, vá embora por favor.
Seus olhos minúsculos, cresceram diante de mim, ficou bem ali me olhando com ar de sarcasmo.
_Desculpe, não queria ofender você , anda muito nervosa.
Saiu batendo a porta.
Era assim todos os dias, provocava um, investigava a vida de outro , era uma serpente, aliás nada comparável,na serpente o veneno está contido nas presas, e não na língua.
Certa vez meteu-se numa confusão dos diabos.
Apesar de todas as situações constrangedoras a que tinha se submetido com o Senhor Matias, e pelo descaso com que ele a tratava, não dando ouvidos as suas fofocas, ela começou a dizer que o senhor Matias lançava olhares um tanto suspeitos para sua secretária, a tratava diferente, e por mais de uma vez viu os dois saírem juntinhos no final do expediente, não tinha dúvidas eram amantes.
Comentava incessantemente com todos, vivia aos cochichos.
-Vocês viram a secretária do Senhor Matias , pouca vergonha, os dois saem juntos e nem fazem segredo, fim dos tempos , fim dos tempos.. . dizia ela com ar de indignação.
Não demorou muito para que ele soubesse o que se comentava pelos corredores da empresa, foi a gota d’água. Um dia o telefone toca é ele do outro lado da linha queria vê-la sem demoras em sua sala.
Quando ela retornou seus olhos estavam cheios de lágrimas denunciavam que algo tinha acontecido, a conversa não teria sido nada agradável.
_Que foi Lourdes? Ousei perguntar.
-Nada , aliás tudo, fui demitida.
_Nossa mas porque?
-Injustiça, as más línguas desse lugar, gente fofoqueira, invejosa, que gosta de intriga, mas não tem nada Deus tá vendo tudo e me fará justiça.Senhor Matias ainda vai se arrepender e me trazer de volta.
_Olhou-me e não poderia deixar de soltar a última gota de veneno.
Cuidado a próxima vai ser você, andei escutando sem querer é claro, que não andam nada satisfeitos com os seus serviços,você sabe, tenho minhas fontes...
Sorriu cinicamente e saiu, pisando firme.
Que figura aquela, difícil de esquecer, depois de um certo tempo, não fui demitida como ela havia assegurado,os dias foram passando e quase ninguém na empresa falava sequer no seu nome.
Um dia porém, a caminho do trabalho, estava no ônibus quando escuto uma voz que falava mal do prefeito da cidade, custei acreditar, era a voz da Lourdes, não seria ela, mas ao olhar para trás , constatei era ela mesma, me antecipei e antes que ela me visse pedi parada, desci apressadamente.
Respirei aliviada.
Pensei comigo
“Lourdes o tempo passou e você continuou a mesma de sempre’’
Polly hundson