O PRAZER DE ENSINAR E APRENDER
Todos os dias a professora Lúcia quando chegava à sala de aula, observava aqueles olhinhos , e antes mesmo que falasse algo, a pergunta inicial ecoava lá do fundo da sala:
- Qual é o caderno professora? Hoje é dia de Matemática, Português, Ciências?
A Resposta pela disciplina para ela já não importava mais : a aula é de saberes /aprendizado recíproco entre ela e eles ( entre professora e alunos). Tal façanha se repetia todos os dias, e há muitos anos, mas para ela era sempre novidade, pois sabia que eles dependiam dos seus ensinamentos para que pudessem “ sempre querer mais”.
- E como proporcionar isso a seres ávidos de saber- pensava ela todos os dias.
Iniciava-se a aula, o barulho imperava na sala, conversas paralelas, mas num piscar de olhos, algo interrompia aquele momento, mas quando a professora trazia para a turma algo que lhes chamavam atenção, que se aproximava da realidade por eles vivida, à aula transformava-se numa troca de diálogos significativos , onde todos queriam participar...Num dia qualquer lá do fundo da sala um aluno levantou a mão, sinal que foi predeterminado por todos ,quando desejassem contribuir com a aula, e eles sempre o fizeram assim.
Então Lúcia, pediu silêncio para que o aluno falasse:
- Pode falar Arthur
O aluno então disse:
- Professora, sabia que adoro ouvir suas aulas, pois aprendo com as histórias que a senhora conta. Gosto demais!
A professora em silêncio, de quase um minuto que lhe pareceu horas, refletiu sobre o que acabara de ouvir, e como resposta falou:
- Eu que adoro poder compartilhar essas histórias com vocês, e vocês farão o mesmo quando estiverem crescidos, dentro de suas profissões. E falando em profissões:
- O que vocês querem ser quando crescer?
A turma em coro, respondeu:
- PROFESSOR!
A professora foi para casa neste dia levando uma aula que jamais esqueceria. Todos temos algo para ensinar e aprender, e isso só acontece se tivermos prazer em fazer.