(homenagem ao dia dos Professores)Motivação de quem ensina

Ela sai de uma reunião, já no fim de tarde chega em casa apressada, mal come alguma coisa e já se senta para preparar um material importante que seus clientes precisam para outro dia, é um material trabalhoso, exige uma mão de obra exaustiva de recortes, pinturas e colagens, não precisa ser muito perfeito pois seus clientes gostam de cores, deixam claro isso, não se apegam muito aos detalhes, mas ela não se importa, quer tudo lindo, para que seus clientes consigam entender a mensagem que seu material quer passar, isso é o mais importante.

Noutro lado está um senhor, já cansado, para em uma padaria comprar seu maço de cigarros, são tantas as preocupações que ele nem percebe que deu uma nota de 50 para o caixa, mas por sorte o moço era de boa índole e logo avisou do ocorrido, não consegue parar de pensar em uma palestra que havia acabado de ministrar, mas seus clientes haviam ficado insatisfeitos, tudo bem que só haviam cinco ou seis gatos pingados na plateia mas ele não gostava desta sensação, sabia que não iria conseguir dormir pensando naquele grupo de pessoas que havia pago por seu trabalho e não havia recebido seu produto. Chegou em casa e mandou um e-mail para seus clientes avisando que no outro dia iria ministrar uma nova palestra, para um melhor entendimento do tema e passou a noite estudando, pesquisando as possíveis dúvidas, procurando imagens e até vídeos que poderiam ilustrar a palestra do dia seguinte.

Ele já acorda tomando seu café, frio que sobrou da noite de pesquisas e vai para seu outro emprego que está mais tranquilo.

Ela, acorda, cuida de seus 2 filhos na parte da manhã, usa esse tempo para fazer a papinha de um, ajudar no dever de outro e coloca os 2 na van para a escola.

Vai para o trabalho, chega na sala onde alguns de seus clientes já estão aguardando ansiosos,

os outros vão chegando e se acomodando, seu material faz sucesso e os clientes adoram, ela com toda a paciência do mundo explica o material diversas vezes, não seis se mencionei acima, mas os clientes tem entre 2 e 3 anos então imaginem a dificuldade para o entendimento, mesmo assim eles adoram, brincam, alguns até rasgam, mas ela não liga, percebe que o objetivo do trabalho foi alcançado, eles entenderam a mensagem daquele “job” como diriam alguns por aí e ela satisfeita vai pra casa com outro trabalho a ser feito, pois sabe que seus clientes não sabem esperar e muito menos são enrolados com argumentos de mercado ou prazo.

Ele chega com seu material para sua segunda jornada de trabalho, ansioso, pois está cheio de ideias e com muita coisa pra passar ele coloca o material sob a mesa e pede até para o rapaz trazer o retroprojetor para a sala.

Começam a chegar alguns clientes, entram e sentam sem o menor interesse, com seus smartphones, parecem estar cuidando de coisas mais importantes do que assistir essa palestra.

Mas ele não se importa, continua com seu entusiasmo, prepara tudo, espera todos se acomodarem, e ainda melhor, hoje temos 17 pessoas, um publico impressionante, talvez um recorde desse mês.

Ele Liga o Retroprojetor, e começa a falar, são clientes difíceis de atingir, com seus 16 ou 17 anos, todos ligados em seus mundos virtuais, mas dessa vez não, pensa ele, e não é que parece dar certo, todos olham para o retroprojetor e começam a prestar atenção, todos! Isso mesmo, eu disse TODOS, o olhar de orgulho do professor ao ver que havia conseguido a prender a atenção de todos era comovente e ele decide começar a palestra.

-- Bom, pessoal...

E de repente entra a diretora avisando que hoje não haveriam as primeiras aulas, pois teríamos a visita de um ilustre politico da cidade que iria trazer até alguns brindes para os alunos.

Todos pegaram suas mochilas, num alvoroço, em 3 minutos a sala estava vazia.

Ele começou a arrumar suas coisas, mas com um sorriso no rosto, pois sabia que no outro dia iria conseguir alcançar a mente e talvez conseguir ensinar mais alguma coisa pra eles.

Ele um professor estadual, da aula de manhã e de noite ela Professora Infantil em escola particular, ambos, assim como milhares de Brasileiros se motivam diariamente só pelo prazer de educar alguém, de passar uma mensagem, de saber que dali sairá uma relação, uma ideia e uma educação, coisa que nós não sabemos valorizar.

Parabéns á todos os Professores!!!

Em especial para a Professora mais linda do mundo, minha esposa, Julia Gabriela.