Alegria partilhada de criança

Um manhã de domingo, da década de sessenta, Rasfalsalha, menina curiosa, descobriu o doce sabor de um chiclete Ping Pong, a mãe preocupada, pois a menina amava doce, e tinha a dentição frágil, disse a ela, para não experimentar, pois era remédio, e se tomasse poderia morrer, já que aquele remédio poderia ficar grudado no intestino. A menina intrigada com a afirmativa da mãe, , teimou e experimentou, achou, lógico, o “remédio “ uma delícia.

O medo a fez ir experimentando, pedacinho por pedacinho, engolindo cada pedacinho, srrsrs, o doce sabor de viver aquele momento deixou a menina muito feliz! Mesmo sabendo que podia morrer, para ela não importava, o prazer envolvido no açúcar e naquela goma a fascinava. Portanto, subia num banco, todos os dias, estirava os braços muito curtos ainda, conseguia alcançar a caixa, aquela caixa onde a mãe colocou bem no alto e advertiu, ninguém poderia mexer.

Alguns dias depois a mãe, que deve ter percebido, que foi a menina que mexeu, nada comentou, apenas, desceu a caixa e deixou ali, aos olhos de todos e todas, sem impedimento, sem regras, sem mentiras. A menina descobriu o segredo da mãe, aos poucos, proteger a saúde da filha, mas, mesmo sabendo disso, nunca deixou de mascar o chiclete, mas sem engolir a goma de mascar, rsrsr, adulta, continua com o mesmo hábito da infância.

Ser criança é ter a vida desenrolada numa jornada, onde a alegria vai sendo partilhada,com quem compreende a vulnerabilidade dela sem lhe tirar o sabor da vida.

Leah Ribeiro Pinheiro
Enviado por Leah Ribeiro Pinheiro em 12/10/2014
Reeditado em 26/01/2018
Código do texto: T4996526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.