PAULO COELHO, O ESCRITOR
- Alô! – atendo ao telefone.
- Dona Simone? – pergunta uma voz masculina.
- Sou eu. Pois não.
- Aqui é o Paulo, o escritor.
- Paulo Coelho? – digo sorrindo.
- Isso!
- Ah tá! Tá bom! Conta outra, porque essa não colou.
- Percebo pelo seu tom que não acredita em mim. Sou eu mesmo! Não reconhece minha voz?
- Ô moço! Você é bom na imitação, ein?
- Pois sou eu: Paulo Coelho! Estou na Espanha.
- Moço, estou atarefada. Se você não sabe, aqui no Brasil são 10 horas. Vou preparar o almoço para não me atrasar para o serviço à tarde.
- Ah, Dona Simone. Por favor, não me chame de moço. É Paulo.
- Moço... quero dizer, Paulo, vamos resumir. Por que o grande escritor Paulo Coelho estaria ligando para mim?
- Para aceitar seu desafio.
- Desafio?
- Sim. Aceito sua proposta do twitter: a senhora posta uma foto sua abraçada em um dos meus livros e eu faço minha parte.
- Postará uma foto do Paulo Coelho abraçado no meu livro A Mulher Que Ri? – indago incrédula.
- Exatamente.
- Hã hã. Tá. Ô moço...
- Paulo! – corrige ele.
-Tá. Tudo bem. Paulo, onde você vai conseguir essa foto? Já sei: fará uma montagem. – digo debochando.
- Não será necessário. Vou adquirir seu livro e farei uma “selfie”.
- Hã hã. Moço. Onde conseguiu o número deste celular? – desconfiada.
- A Y. do Rio de Janeiro forneceu-me. Sendo sincero: ela também se mostrou surpresa com meu telefonema.
- A Y.? Minha editora? – espanto-me já percebendo que estava equivocada.
- Sim Dona Simone. Tenho que desligar, pois tenho uma reunião às 14 horas, mas já vou lhe adiantar que no próximo mês estarei no Brasil e entrarei em contato com o site da editora Y. e cumprirei a minha parte do acordo.
- Por favor, Paulo. Retire essa “dona” do meu nome. Pode chamar-me de Simone. Estou encantada e surpresa! Você já conhece o Estado de Mato Grosso do Sul? Ao vir ao Brasil, se tiver tempo, poderia dar uma passada por aqui.
- Eu e a Christina vamos tirar uma semana de férias e gostaríamos de conhecer o Pantanal. Viajo muito, conheço tantos lugares e não conheço todas as belezas do meu Brasil.
- Então está combinado, Paulo. Apareça aqui! Cumprirei minha parte e hoje mesmo postarei a foto!
- Certo. Vou aguardar.
- Obrigada e desculpa-me pelas grosserias! – digo envergonhada.
- Tudo certo! Até o mês que vem. Tchau! – despede-se ele.
- Até. Tchau! – despeço-me com o coração aos pulos, quase não acreditando no que havia acontecido.
Vou ligar para a Y. e contar a novidade. – decido.
Viro-me para o lado direito a fim de pegar a agenda, caio do sofá estreito e acordo-me furiosa comigo mesma.
Simone Possas Fontana
(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,
membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,
autora dos romances MOSAICO e a MULHER QUE RI,
formada em Letras, contista da Revista Cultura do Mundo)
Minhas Anotações:
- Conto escrito em setembro/2014.
- Publicado no blog: simonepossasfontana.wordpress.com