DIA DO BIÓLOGO
- Pai, olha que lindo o rabinho que a lagartixa deixou para mim! - grito na inocência dos meus seis anos.
- Oh, minha filha. Venha cá. Senta aqui no colo do pai. Vamos conversar. - diz meu pai pacientemente.
- Tá. - confirmo sorridente.
- As lagartixas soltam o rabinho para fugir das pessoas. É seu modo de defesa. Esse poder que elas possuem de se regenerar, também traz sofrimento.
- Ééééééé?! - exclamo com sentimentos entre tristeza e espanto.
- É, sim!
- Buáááá! Eu não quero mais maltratar as lagartixas! Buáááá.
- Tá bom filha. Tá bom. Sei que você não queria machucá-la. Pensava que era uma brincadeira!
- Pai! Juro que nunca mais vou maltratar os animais de todo o mundo!!! E as plantinhas também! – prometo entre soluços e suspiros.
Esse foi o momento que mais me aproximei dos membros da fauna e da flora. Minha vida deu um giro para o mundo das letras e afastei-me dos animais e plantas (com exceção apenas para meus dois vasinhos de violetas, um de exoria e dois de jiboia).
Ainda bem que outras pessoas optaram pela biologia - ciência que estuda os seres vivos, desde uma escala molecular até o nível populacional, bem como a interação da vida com seu ambiente físico-químico. São os biólogos.
Os biólogos estudam a vida nas mais variadas escalas. São cientistas da área da biologia que desenvolvem seus estudos por meio do método científico, trabalhando em laboratórios de pesquisa, laboratórios de rotina como os de biologia clínica, campos abertos como savanas, florestas e todo lugar onde há vida para ser estudada.
Dia 03 de setembro comemora-se o DIA DO BIÓLOGO. Para eles, meus parabéns e meus agradecimentos por cuidarem de quem eu não cuido: fauna e flora. Conto com vocês amigos biólogos (Cíntia Possas, Lucimar Hermenegildo, Aline Guterrez, Henrique Ilha e outros)!!
Simone Possas Fontana
(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,
membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,
autora dos romances MOSAICO e a MULHER QUE RI,
formada em Letras, contista da Revista Cultura do Mundo)
Minhas Anotações:
- Texto escrito em 03/09/2014: Dia do Biólogo
- Publicado no blog: simonepossasfontana.wordpress.com