A PERFECCIONISTA
A Perfeccionista
Não sou chata. Sou perfeccionista.
No salão de beleza, se o esmalte nas unhas ou o corte de cabelo não ficaram perfeitos, reclamo. Reclamo para mim mesma, em casa, dizendo que a unha não ficou quadrada do jeito que pedi ou que ficou um fio de cabelo fora do lugar. Não falo para a manicure e nem para a cabeleireira. Não quero ser chata. Perco dinheiro, mas não a amizade. Sou perfeccionista.
Saio da costureira dizendo que ficou tudo lindo, mas ao chegar em casa, faço meu desabafo íntimo dizendo que as mangas da camisa ficaram compridas demais, ou o vestido ficou largo (vou ter que usá-lo com um cintinho) ou que as calças ficaram curtas. Perco dinheiro, mas não perco a amizade. Sou perfeccionista.
Perfeccionismo também na disposição geométrica nos travesseiros sobre a cama, nas roupas e calçados do closet, nas cadeiras em volta da mesa, na louça do armário, nos talheres da gaveta, nas toalhas dos banheiros, nos livros da estante, nos vinhos do aparador... Enfim, tudo no seu devido lugar e perfeitamente alinhados. Já disse: sou perfeccionista.
As filas do supermercado, banco ou casa lotérica são sempre tortas; ninguém consegue ficar atrás do outro de forma retilínea. Tremendamente difícil saber quem está na frente de quem. Sou perfeccionista.
Está bem! Rendo-me e assumo: sou chata!
Simone Possas Fontana
(escritora gaúcha de Rio Grande-RS,
membro correspondente da Academia Riograndina de Letras,
autora dos romances MOSAICO e a MULHER QUE RI,
formada em Letras, contista da Revista Cultura do Mundo)
Minhas Anotações:
- Texto escrito em setembro/2014
- Publicado no blog: simonepossasfontana.wordpress.com