Sete de setembro! Independência do Brasil!!! Que desânimo nacional!

Manhã chuvosa de domingo!!! Um dia de festa com ares de tristeza, apesar da simbologia da chuva ser de fecundidade e fertilidade. A maioria das tradições e civilizações agrárias a considera como desencadeadora de vida!

Mas acredito que, metaforicamente, neste Sete de setembro, a natureza está chorando pelo país. Indiscutíveis a nossa fecundidade e fertilidade; o que é discutível é a penúria da ética e da moral brasileiras.Isso não é uma alusão somente aos políticos; cabe a nós uma proporção muito significativa também - em pequenas coisas cotidianas, mas cabe!!

Estou a pensar o que dizer ao meu país.Só lembranças vêm à minha mente. Lembrei-me, hoje de manhã, de que quando ainda estudantes, nos preparávamos para os grandes desfiles comemorativos da data da Independência. Escolas inteiras, professores, militares, associações, bandas, fanfarras e a multidão saíam às ruas saudando e aplaudindo o Brasil. Penso que cheguei a ver, nesses dias, o sorriso do nosso país.

Porém, lembranças são lembranças, vamos ao que é a pura realidade. Onde estão as comemorações? A apatia, a inércia, a desilusão fizeram com que nosso sentimento patriótico capitulasse e nos retirássemos desse tipo de festa.. Onde está a força jovem? Onde está o incentivo dos mais velhos para que se ame o país mesmo em face de problemas, de falcatruas e de enganos? Triste e nostálgico "Sete de setembro"!

As comemorações vão se limitar a postagens solitárias numa ânsia de tentar recuperar um frágil sentimento nacional, tímido, acuado, atônito. Até parece que estamos vivendo, de novo, no país fictício de BRUZUNDANGA - Lima Barreto - onde imperava a mediocridade, o desinteresse,o provincianismo e o descaso das autoridades.

Anna del Pueblo
Enviado por Anna del Pueblo em 07/09/2014
Código do texto: T4952672
Classificação de conteúdo: seguro