Conselho
É tão estranho ter essa visão dele. Vê-lo apenas por uma foto. Meu avô Betão. Todo mundo era fã dele. Sempre sendo legal com todos, isto é, legal até alguém criticar o Palmeiras. Time que passou de geração pra geração desde o pai dele até mim e que, pretendo repassar pro meu filho. Mas agora lá está a foto do vô Betão. Único lugar que posso ver seu rosto ainda. Infelizmente a idade chega pra todos e pra ele não seria diferente. Pelo menos não sofreu, se foi enquanto dormia. Alguém como ele, merecia que a morte lhe desse o privilégio de não sentir dores na passagem.
Além da foto me restam as lembranças, de todas, uma mudou minha vida.
- Porra, velho. A Ju tá querendo você. – Falava o Thiago, meu amigo que ficou sabendo e já veio logo me falar.
-Ah man, para de brincadeira. A Ju? - Falei sem acreditar.
Juliana, a garota que todos queriam. Ela era perfeita demais. Na época eu tinha acabado de começar a namorar a Fernanda. Mas porra era a Ju. Quantos dias eu já não esperava uma notícia dessa.
-Firmeza então. Diz que encontro com ela atrás do campo mais tarde.
-Você é um cuzão sortudo – Falou o Thiago antes de sair.
Quando foi chegando a hora eu fui pro campo. Nem acreditei quando vi a Ju lá. Era sério. Eu tinha ido me preparando pra uma brincadeira do Thiago. Mas, lá estava ela. Não quis nem falar. Já cheguei apertando ela pela cintura e virando a boca pro meu lado. Nunca gostei de muito papo. Mas parece que ainda ouço o grito no meu ouvido até hoje...
-Ô seu Filho da puta, vem aqui agora.
E lá estava o Vô Betão, sem camisa, com seu short do palmeiras e uma cara que me deu muito medo.
A Ju saiu de cabeça baixa e ele não tirava os olhos de mim.
-Que foi Vô? Eu não fi...
-A gente conversa em casa.
Não falamos mais nada o caminho todo. Quando chegamos em casa, meu pai veio me ver.
-Onde você tava? Eu trouxe um presente pra você.
Antes que eu pudesse responder, o vô Betão disse:
-Preciso ter com ele a nossa conversa de homem.
Estranhei. Meu pai não falou nada. Olhou pra mim, olhou pro vô Betão e balançou a cabeça.
Chegamos a sacada. Só nós dois. Já fui me preparando para o pior.
-Vô por que você vai me bater? Era só uma menina. Se fosse fazer alguma coisa to até com a camisinha, pode olhar. Não sou vacilão.
Ver a camisinha na minha mão fez o olho dele pegar um brilho de maldade que me deixou quase paralisado.
-Você não é vacilão?
-Não.
-Então por que foi lá?
-Fui pra ficar com a Ju.
-Mas você não tem uma namorada? Não trouxe aqui a Fernanda?
-A vô, mas era a Ju. E o que tem? Eu não sou casado.
-Olha, eu tive essa mesma conversa com o seu pai. E primeiro de tudo aqui é, você só fala quando eu perguntar daqui pra frente, certo?
-Certo.
-Você acha que você é homem?
-Lógico. Não me viu com a menina?
-Então ser homem pra você, é ficar com as menininhas?
-É. Não é?
- Não. Ser homem é ter postura. Primeiro ponto que me mostra onde você é vacilão, foi você ter tido a cara deslavada de trazer a garota aqui pra família conhecer e trair ela. Quando você assume um relacionamento, moleque, você tem que honrar. A base que precisa ter pra se chamar de homem é honrar sua palavra. Não é errado desejar a gostosinha. Mas, se não tá preparado pra negar ela, não tá preparado pra ter nenhuma. E isso não é só pra mulher não. Em tudo. Homem pra ser digno de receber o título de homem tem que agir com base no que é correto. Eu sustentei essa casa e seu pai, dentro de condições muitas vezes difíceis, chance de fazer coisas erradas houveram várias. Mas, eu não fui. Sabe por que? Porque quando eu percebi que tinha poder de fazer o que eu quisesse, eu decidi que usaria esse meu poder para fazer o certo. Para ser um bom homem a sua finada vó e um exemplo pro seu pai. Um homem, tem foco no seu sucesso pessoal, em seguida ele zela pela sua família e logo em seguida pelos amigos. Mulheres, precisam merecer ficar com a gente.
-Como assim me...
-Eu disse pra falar só quando eu perguntar.
-Desculpa.
-Mulher tem que merecer. Você sendo correto, sendo um homem de verdade que procura agir pelo certo, não pode querer qualquer mulher ou só porque ela é bonitinha. Muito cara se perde nessa ideia de que precisa de mulher. Não. Não precisa. Homem precisa é lutar todos os dias com ele mesmo pra ser uma pessoa de caráter. Então se a mulher não for de valores que forem valer a pena. Não se pode ter nem a vontade de assumir relacionamento com ela. E pra essas mulheres, como a vadiazinha que você tava hoje, só se dá atenção quando você tá sem ninguém. Mas nunca, nunca você deve trair a sua garota. Você tem uma escolha. Quer ser pegador? Seja solteiro. Assumiu relacionamento? É hora de provar que virou homem pra isso. Tá me entendendo?
-Tô vô. Mas não pensei que era tanta coisa assim. Foi só um beijo. Não vou sair roubando só porque fiz isso.
-Ah moleque. Eu não falei isso. Mas se eu não te mostrar agora que já tá com seus 17 anos o que é ser homem. Não vou poder fazer depois. E ver você ter esse desvio de caráter me incomoda. Se você trouxe a garota aqui, se propôs pra ela que você seria um homem pra ela chamar de parceiro. Então seja forte pra sustentar sua promessa. Assim ela vai te respeitar.
-Mas ela respeita vô. Não vê que me dá tudo que eu peço e faz tudo que eu falo?
-Abre teu olho garoto. Ser homem não é achar que manda ou que é mais forte. Ser homem é ter força pra honrar a tua palavra. E ela faz porque ainda não sabe dessa palhaçada sua. Você entendeu o que eu falei?
- Entendi.
-Repete então.
-O que eu fiz é errado. Homem tem que ter palavra. Que se eu tenho namorada, tenho de respeitar. E que se ficar galinhando tenho que ficar solteiro. Porque senão eu não sou homem como o senhor foi... – E conforme eu repetia o que ele tinha me dito, eu comecei a ver que realmente era certo. Eu comecei a me sentir com nojo de mim. O Vô Beto sempre foi meu ídolo, e ver ele me dar aquela lição. Saber que não to sendo orgulho pra ele, começou a mexer comigo. Daí a voz falhou, o rosto molhou e eu não conseguia mais continuar a falar.
Vô Betão me abraçou, me olhou nos olhos e sorriu. Agora eu via de novo o meu vô com olhos felizes. Acho que é a felicidade de ver que ensinou uma lição que foi aprendida. Eu já sabia que do choro ele não reclamaria. Vô Betão, sempre me disse que é mentira essa conversa de que homem não chora.
-Mas ainda falta uma coisa.
-O que?
Não acredito até hoje que ele me levou na casa da Fernanda e me fez assumir pra ela que fiquei com a Ju. Ele disse que eu precisava saber arcar com as consequências dos meus atos. Disse que se ela soubesse por outros seria pior e também disse que homem deve assumir o que faz.
Hoje, a lágrima caí olhando para a foto. Logo ao lado da foto dele, tem a foto da minha Fernanda, minha esposa. Na época terminamos o namoro, mas o tempo passou e ela viu que eu não era o mesmo depois daquela noite. Agradeço aos céus o dia que me aceitou de volta e quis construir família comigo. Agradeço ao meu vô Betão que me deu o ensino necessário pra cuidar da minha família e daqui a pouco vou a maternidade pra ver o meu Betinho que nasceu nessa madrugada e será no futuro mais um herdeiro do conhecimento do grande Betão.