Comunicação entre olhares, gestos e com um gato.
Ás vezes eu costumo sentar no último degrau da escada que dar acesso ao terraço. Lá bate um sol e gosto de apreciá-lo. De frente tem um muro. Ao meu olhar sentado: se vê na vertical. Acontece que esse muro é rota de um gato de cor preto com manchas brancas. Observei que é um gato sem dono. Desses que só se alimentam se caçar. Tinha os pelos maltratados. Da primeira vez que a vi, ele vinha na minha direção caminhando por cima do muro. Mas na metade de seu percurso ele parou e ficou me olhando, como se quisesse dizer:
“Passo sempre por este caminho, mas estou com receio de você aí”...
Ficamos se olhando um para o outro durante 1 minuto. Ele ameaçava a recuar. Pensei...
“Vou descer a escada pra vê se ele vai passa”.
Levantei e desci os degraus e fiquei observando... Foi exatamente isso que ele queria que eu fizesse. Logo continuou a caminhada, passou e ainda me deu uma olhada. Daí, voltei pro meu lugar e continuei apreciar o sol que estava em excelente temperatura.
Passado 1 mês... Acontece à mesma cena, aparece o mesmo gato e eu no mesmo lugar. O gato fez o mesmo gesto e eu o entendi... Abri passagem pra ele... Mas dessa vez, quando ele já estava no final do muro , soltou um jato de urina, como se quisesse dizer:
- Passo sempre por aqui...
Achei engraçado e ao mesmo tempo fascinante com o tal entendimento.