Nova dimensão

1

Ao pôr o cartão no Relógio-de-ponto, o vigia atrás do birô, lhe avisa:

- Seu Melo não precisa bater o ponto.

Perplexo ele se volta ao rosto mulato, de traços grosseiros do vigia e... Entende.

- Cartão arriado. Falar com o Cláudio do Setor-pessoal.

A mão trêmula. O repentino suor frio na testa, nas costas e, sem palavras, entrega o cartão ao vigia e em passos lentos, encaminha-se a sala à direita, um pouco adiante.

A tarde morrendo. O clique dos cartões sendo marcados pelo Relógio. As vozes. Risadas. Dos colegas... Tudo como se nada lhe tivesse acontecido, como se ele não estivesse desempregado, com a mulher grávida, a despesa para manter suas vidas!

Adentra na sala, como se carregando o fracasso de uma existência de repente atingida.

Com os olhos embaçados das lágrimas, respira com força e empurra a porta, indo ao encontro do destino, que o aguarda atrás do birô, na figura baixa, morena, de Cláudio.

- Senta aí, Seu Melo.

Atende e espera.

- Infelizmente, com a inflação que atinge nossa economia...

Escuta ou está num pesadelo, vítima de uma realidade impiedosa?

- Infelizmente...

2

Tudo passa, na lei natural da vida.

No terracinho, na cadeira de balanço, Melo se cadência, voltado às recordações do que tanto lhe marcou a existência de pobre, sacrificado operário, mas...

- Deixa pra lá, homem!

Sorri e se balança, enfim, em paz com a vida que lhe oferece nova dimensão em tudo. Outra visão da própria realidade.

“- Da própria realidade”...

Repete baixinho, dando força ao que sente. Com força sente.

Fecha os olhos e logo, adormece.

A velha chega ao umbral da porta da sala que se comunica com o terracinho e respeitando o repouso do marido, em passos cautelosos, retrocede ao interior da residência.

Que o Melo descanse... Afinal, ele bem merece esse repouso, como lutador de uma existência de pobre sacrificado, lutador de poucas glórias e... Bom companheiro.

- Sim, “bom companheiro”.

Então sorri, grata ao momento no qual se sente feliz.

Paulo Carneiro
Enviado por Paulo Carneiro em 30/03/2014
Código do texto: T4749475
Classificação de conteúdo: seguro