Nem O Capô Sabe Abrir

Olegário também morava na oficina e tinha a cor, o cheiro e a rudeza própria dos mecânicos da altura. O fato de macaco com que trabalhava era o mesmo há muito tempo e nunca pude apertar-lhe a mão inteira porque ele, invariavelmente, me apresentava para o cumprimento ou o dedo mindinho ou o antebraço livre de graxa, massa consistente, ou óleos de lubrificação. Naquele dia não foi diferente. – O carro tá pronto, senhor Almeida. Fiz a revisão, troquei as pastilhas dos travões, alinhei as luzes, aspirei-o por dentro e tomei a liberdade de lavar o motor para parecer melhor na Inspeção Anual. – disse-me enquanto eu entrava para acertar os espelhos. – Abra o capô, senhor Almeida, disse-me limpando as mãos a um emaranhado de fios a que chamavam “desperdício” ou “limpeza”. Pesquisei, em vão, o botão, alavanca, a chave que abriria o capô e tive, envergonhado, de lhe dizer que não sabia o que fazer para abrir o capô. Assim que Olegário constatou que eu dizia a verdade riu-se muito e todos os que cirandavam na oficina me olhavam com a estranheza que dedicariam a um marciano verde. Na verdade há coisas, muitas coisas, de que só tenho saber teórico. Aprendi e ainda recordo as leis de Joule sobre eletricidade mas sou incapaz de arranjar uma tomada, por exemplo; aprendi, teoricamente, a produzir, entre outros, raios xis mas seria incapaz de configurar os aparelhos que os produzem. Estudei milhares de coisas, decorei leis, normas, preceitos… mas, muito disso, só serve para me enfeitar as conversas. Saí agastado do carro, limpei o suor do pescoço, olhei suplicante o olhar míope de Olegário e disse: na verdade abrir o capô não sei. Só sei que a unidade mecânica deste motor de quatro tempos funciona como explicarei da admissão do ar e do combustível ao movimento da roda. Imagino a posição desencontrada dos cilindros para eliminar os tempos mortos, posso falar de atritos, rolamentos, bielas, veios e resistências mas, nunca os vi mais gordos, entende-me, Olegário? Depois, homem, para que preciso de saber abrir o capô se nada sei da máquina? Pois é, meu amigo, os homens não melhoram por saber abrir o capô mas concedo que vou saber usar o segredo mesmo que nunca mais ninguém me queira mostrar a beleza do motor que tem o meu carro!

Edgardo Xavier
Enviado por Edgardo Xavier em 20/03/2014
Código do texto: T4736914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.