O Homem do Saco Preto

A lenda das mães preocupadas com seus filhos que passavam o dia brincado na rua diz para tomar cuidado por onde estes brincam por conta do homem do saco. Ele é descrito como um senhor velho, mas que gosta de pegar crianças nos lugares escondidos, seja um terreno baldio, um local em que poucas pessoas passam, becos ou vielas e fazer com elas maldades inimagináveis.

Há muitos homens do saco preto no mundo. Sejam esses que descrevi, sejam aqueles senhores muito pobres, que não possuem um lar, e que levam para cima e para baixo alguns pertences ou qualquer outra coisa que talvez dê para vender.

O senhor que quero falar agora é um homem do saco preto: maltrapilho e mal visto por incontáveis pessoas. Anda por aí sem rumo ou direção, apenas andando. Com o olhar baixo e duro. Não se sabe qual é o nome dele, talvez nem o tenha. Sorri a quem o sorri, mas volta a sua expressão inicial.

Talvez tenha algumas alegrias, é bem provável. Mas vaga pelas ruas e avenidas em silêncio, em seu eterno silêncio. Não se sabe o que ele pensa. Não se sabe nada dele.

Já andou por vários cantos da cidade o pobre e desconhecido senhor. Dificilmente alguém não o conheça. Uns sentem aversão; outros, pena. Mas nada se sabe sobre o homem. Ninguém sabe.

É passatempo de alguns habitantes adivinharem o que o itinerante carrega em seu saco. Já se falou de tudo, desde coisas mais possíveis até as mais improváveis, de latinhas a um corpo morto, de um corpo morto a livros e de livros a ouro.

Um jovem rapaz, que estava junto a alguns amigos viu o idoso passar. Estes tomaram o conteúdo da grande sacola negra que o velho carregava como tópico da conversa. Como de praxe, iniciaram-se as teorias. Mas o moço, após uma observação atenta ao senhor, fez uma sugestão mais realista:

- O que este homem carrega no seu saco são palavras; aquelas que não foram ditas quando deveriam, que preferiu guardar para si ao invés de se arrepender de proferi-las, aquelas que exprimem todo seu medo e angústia e que nunca serão reveladas a ninguém e quem com ele serão enterradas. Muitas palavras, que talvez tenham mudado sua vida; ou que poderiam mudar.

Os rapazes se assustaram com o que o camarada disse. Tanto pelo conteúdo quanto pela manifestação repentina dele. Mas perceberam que havia um pouco do homem do saco preto em cada um deles.