A Pedra

Lá estava ela, esquentando sob o sol do meio-dia, insignificante naquele mundo de gigantes, viera chegar ali depois de uma longa viagem de caminhão de uma pedreira qualquer. Fora solicitada para um desgastante trabalho no litoral, onde travaria uma batalha secular contra a maré, até que se transformasse em partículas pequenas de areia. Entretanto, por causa de uma lombada excessivamente alta e de um motorista imprudente, foi lançada para fora do caminhão e desde então estava ali sendo desviada pela multidão que atravessava pela faixa de pedestres naquela cidade.

Ninguém nunca se perguntou se uma pedra sofre de tédio, a resposta é sim. Passar milhares de anos sendo mais e mais esmagada por outras pedras maiores, esquentando e esfriando, esquentando e esfriando.

Se ao menos fosse feita de carbono, teria a chance, mesmo que mínima de virar uma linda pedra de diamante, tão adorada e disputada pelas pessoas. "Só um pouco de pressão e calor." diziam as mais velhas, "e com sorte, você enfeitaria o pescoço de uma importante rainha."

Porém estava ali, esquentando sob o sol do meio-dia, acumulando a poeira preta que saia dos carros. "Cidades são sujas." pensou, mas nada podia fazer. De repente sentiu uma leve pressão, e foi lançada para longe.

Não percebeu quando uma velha senhora, com a visão fraca, tropeçara e caíra de costas no chão. As pessoas correram para ver o que estava acontecendo, a senhora gritava de dor. Pouco tempo depois ouvia-se os sons da ambulância, se aproximando, e se afastando logo em seguida.

O cenário já era outro minutos depois que a ambulância tinha partido, quem passava pela faixa de pedestres agora nem imaginava o que tinha acontecido pouco tempo antes. E a pedra? Bem, era uma dentre tantas que foram lançadas para longe naquele dia. Pedras comuns não enfeitam pescoços de rainhas e valem fortunas. Servem para construir estradas e calçadas; de vez em quando até como peso na balança de um ou outro comerciante. Mas a esta em questão fora reservado um destino diferente, no qual a pequena pedra não parava de pensar enquanto esperava ser novamente empurrada por alguém.

B H R Vieira e L P Guerra
Enviado por B H R Vieira em 07/01/2014
Código do texto: T4640672
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.