Ainda me lembro daqueles Dezembros..
Mergulho agora num mar de lembranças...lembranças da infancia....
Me lembro da viagem longa que faziamos, meus tios e tias todos juntos, de Campinas para o Paraná...passavamos por Grandes Rios, Borrazópolis, Curitiba e por fim Miraselva, uma vila pequena, e nos reúniamos todos na fazenda do meu tio,eu, meus primos e primas todos juntos, deixávamos nossas mães loucas quando fugiamos e desaparecíamos no meio daquela natureza linda, mergulhávamos na lagoa e depois ficavamos no sol pra secarmos nossas roupas encharcadas, mas não adiantava, elas surgiam do nada e sempre nos pegavam no flagra, e depois era cada um num canto de castigo pela casa (risos), eu ainda não era a mais nova da turma, tinha prima que tinha seus cinco aninhos de idade, eu tinha meus seis ou sete anos e tinha janelinhas na boca e não haviam pensamentos de preocupação para nós, não haviam linhas de expressão estampadas na nossa cara...o Natal e Ano -Novo...uma confraternização sem igual!!! não faltava ninguém, e os matriarcas da familia, meu vô e vó sempre ali quietinhos dando rizadas com os filhos já criados e seus netos ao lado, acho que naquele momento tudo deixava de existir, porque estávamos no meio do nada, ao redor não haviam postes de luzes, só havia ao longe as luzes das outras casas, e a nossa área iluminada e muito animada no meio daquele ´´nada´´.
Simplesmente chegava em casa da escola e via a minha velhinha com um lencinho na cabeça fazendo nossa comida do dia a dia, e meu velhinho sempre capinando nosso quintal, lembro das brincadeiras de rua, do pôr do sol no fim de cada dia, e minha mãe me chamando pra entrar porque já estava na hora de tomar banho, eu ratiava porque a brincadeira era muito gostosa: amarelinha, esconde - esconde, betz, vôlei, futebol, bonecas, barbies, carrinho, bicicleta, patins, pega- pega...
Lembro do meu primeiro dia na escola, meu pai me olhava enquanto eu entrava, e sempre que saia, ele estava lá me esperando, lembro dos doces que ele comprava pra mim....meu preferido era o moranguete (risos), comi tanto que me deu alergia e não posso mais comer, me lembro das sopinhas que minha mãe fazia no frio, me lembro até do coração que meu pai fez pra ela no meio da nossa horta, era um coração enorme todo verde, porque ele tinha plantado cheiro verde e salsinhas, ela se emocinou tanto!!!
Tinha pé de manga, tinha lagoas, tinha cachoeira, tinha pomar de frutas....eu tomava leite quentinho do lado meu tio de manhãzinha quando acabava de tirar da vaca....andava de cavalo, minha familia fazia pamonha, um mutirão de gente, homens e mulheres no fim de ano, cortavam muita frutas pra fazer nossa mesa da ceia, matavam porcos e bois, tinha muita fartura! Minha infância foi maravilhosa! tinha sôtaque paranaense, e pé vermelho...não tenho vergonha de nada disso! porque minha infância foi realmente maravilhosa! Meus pais velhinhos sempre ao meu lado, me ensinaram que honestidade e trabalho são a base de uma vida sincera..e com sinceridade se constrói o amor, e o resto vem automaticamente.....
Me lembro também das partes amargas...dos dois velhinhos parados na beira da calçada, me acenando num ´´thau´´ dolorido, uma despedida, meus avós..que tanto amo! Eu chamava eles de pai e mãe, vim morar com a minha mãe biológica e com um padrasto pedófilo,nem presciso descrever essa parte porque a palavra pedofilia já diz tudo.
Perdi meu pai..ele estava longe de mim..mas ainda cheguei a tempo naquele Paraná de terra vermelha, de gente trabalhadora da roça, ele pegou na minha mão de criança e na mão de sua esposa, ergueu bem alto e foi baixando conforme seus olhos se fechavam para a paz eterna...para a grande verdade da vida: a Morte..... tudo mudou...mas ainda tinha minha princesa e se não fosse por ela talvez meus princípios teriam ido por água a baixo, e a pouco tempo também a perdi, mas pude me despedir dela...e guardar pra sempre o brilho dos olhos..o som das palavras doces que ela me disse antes de partir!!! Realmente ela sempre vai ser uma rainha, criou 14 filhos, inclusive eu...meus tios e tias são meus irmãos, e hoje tenho minha mãe comigo...ela se casou novamente e tenho sorte, porque perdi uma..e ainda tenho a outra..ela me deu um irmãozinho, que amo tanto, esse amor chega a doer! essa é a vida: Maravilhosa, insâna, amarga e louca!
Espero que no fim das minhas contas aqui nesse mundo,eu possa fechar meus olhos bem velhinha, e num sorriso sereno, eu possa descansar em paz, porque também quero ser o espelho dos meus filhos e netos quando eu partir, porque esse mundo machuca, mas sorte de quem tem quem o ame, sorte de quem sabe amar, porque isso passa tão rápido! Hoje eu apenas me lembro da infãncia que tive com aqueles Dezembros, eu apenas me lembro da adolescência, porque hoje já sou adulta, sou mulher, esposa, trabalho...mas sempre vou ter essa saudade desse tempo bom que não volta mais! Obrigada Joaquim e Lourdes por terem me dado momentos de aprendizados eternos e felizes! Eu amo vocês onde quer que estejam!
E obrigada por quem leu essa nostalgia toda! *--------------*