Rodolfo e Rodrigo
Rodolfo, casado com Solange, mais um filho que mora sozinho, se aposentou do funcionalismo público. Dever cumprido e muito comprido, segundo ele. Deixou seqüelas iguais a de seus colegas de turma: muita gordura, sedentarismo e uma vida bem pacata sem grandes aventuras.
A mulher ainda trabalha numa empresa de serviços perto de casa e Rodolfo passa os dias lendo jornal, vendo inutilidades na TV e, como num ato heróico, resolveu comprar um computador.
A vida de Rodolfo mudou. Liga diariamente pra casa do filho atrás de dicas de sites na internet.
- Filhão, diz aí aqueles dos bons....mulherada pelada......mãe com filha.....Mas nem fala nada pra tua mãe !!
Solange notou que Rodolfo andava mais animado em casa e informado sobre vários assuntos. A internet tinha mudado a sua vida. Tirava cópia de receitas de culinárias diversas, fazia mapa astral para os amigos, incentivava a todos a terem seus e-mails....
- Faz logo um pra ti que telefone eu não uso mais. Agora é tudo por e-mail !!
As vezes tinha que deixar um recado pra mulher em casa e fazia-o por e-mail. Dava risada.
Um dia o filho ligou:
- Pai, já entraste nas salas de chat ?
- Sala de que ?
- De chat, pai. Salas de bate-papo. Tu falas com quem estiver lá. É muito legal.
No início, Rodolfo entrava nas salas como ele mesmo. Era a própria descrição do Rodolfo. E aquilo foi uma febre. Já tinha tido vários contatos, conheceu pessoas que ele nunca vira (e não via mesmo) e Rodolfo começou a inventar um novo Rodolfo. Seu pseudônimo era Rodrigo, 25 anos, jogava tênis, tinha um Fox e trabalhava numa multinacional. Viajava sem parar. Então conheceu Letícia, rica, 5 anos mais velha que o fictício, totalmente liberal e em busca de aventuras.
Marcaram um encontro no Iguatemi.
Rodolfo nunca mais apareceu em casa. Os amigos acham que ele foi sequestrado. O Opala 4 portas continua na garagem. A polícia não tem pistas. E Solange passa o dia dizendo:
- Nem um e-mailzinho , nem um telefonema, nem uma cartinha ...
Nem nas salas de bate-papo sabem notícias do Rodolfo e do Rodrigo.