Aventura no Porto.

O dia estava escuro,parece que não queria amanhecer.

Estava muito frio no Porto, o humilde vilarejo onde eu morava com meus pais em Portugal.

Mas o dia estava perfeito para transformar o frio que congelava, em harmonia e a tempestade em calmaria.

Foi em um grande Shopping Center, um ambiente mágico e espetacular, decorado para o Natal, que fomos passar e conferir a noite deslumbrante e iluminada.

Casais passeavam ao sons das canções do fado, nos bares e praças e conferindo os marcos da cidade e o anoitecer.

Eu olhava as estrelas brilhando no eterno céu azul, ofuscando como velas acesas.é visível na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Groenlândia e Canadá.

A noite mágica e as pessoas se deliciavam com o tradicional jantar português, acompanhado pelo cativante "fado", estilo musical que é o coração da cultura nacional.

Tradicionalmente na época do Natal, as lojas da cidade funcionam de segunda a sexta,abrindo as suas portas entre as nove horas e as dez horas da manhã. Algumas fazem uma pausa na hora de almoço que é de uma às três da tarde. Meu Pai tinha uma banca de frutas que funcionava dentro do grande shopping aos sábados. Embora algumas lojas do centro se mantinham abertas durante a tarde eu aproveitava para ir até o museu Soares dos Reis a noite a visita era no Caves do vinho do porto.Ai toda família marcavam encontros, quase todas as noites.

Existem dentro e fora das cidades, inúmeros pontos comerciais, e todos possuem um horário de funcionamento mais alargado onde minha mãe fazia compras encontram de marcas internacionais para a loja e no comércio mais tradicional, com produtos portugueses, que ficavam espalhados pelas ruas das localidades, sobretudo nos bairros antigos.

Mas era natal.

Lá pela manhã já ao emergir da aurora uma neve serenava pairando no ar,e ao longe as luzes do sol clareavam nas cintilantes província de Algarve.

A memória Portuguesa.

Eu estava ansiosa para conhecer o Castelo do Queijo que ficava na cidade do Porto, e foi lá que eu assisti o grande fenômeno da natureza.

As arvores amarelando e suas folhas caindo, a natureza mudando de aspecto e visual.

Tudo foi muito admirável e alegre.

Eu queria registrar tudo,fotografar, gravar e arquivar.

Para depois escrever um livro e mostrar para os meus amigos,tudo que vi naquele País, especialmente em Porto. A segunda maior cidade de Portugal.

Olhei para o céu e relembrei tudo que meu pai me disse sobre a religião do povo Português.

Ele me disse uma vez que o povo Português é maioritariamente católicos.

Mas a constituição portuguesa garante a liberdade religiosa o que traduz na presença de diversos cultos religiosos em Portugal.Disse, que a língua é de raiz latina, o português.

E é falada por mais de duzentos e cinquenta milhões de pessoas em todo mundo.

Alguns amigos que já moravam há muitos tempos, me convidaram para ver o por sol um acontecendo do mágico,parecido com o fenômeno da aurora boreal, que é visível na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Groenlândia e Canadá.

O por do Sol, só pode ser visto do hotel Aurora do Sol.

Partimos para admira-lo. Porque isso só acontecia no Natal e todos os curiosos vão para hotel com suas lunetas e mirantes óculos para presenciar o momento mágico e efeitos visuais impressionantes do sol.

O meu sonho sempre foi visualizar este por do sol resolvi caminhar até um barzinho com meus amigos

Edilson e Nadir, que ficava perto da praia.

Eu não sabia que havia muitas mulheres brasileiras que tocava em barzinho lá em Portugal e como eu tinha este oficio e estava com o meu violino, não custava tentar ganhar uma grana a mais. kkk.

Pois é e la fui eu com meu violino subindo no palco e sorrindo fui falando com a plateia.Solei um um fado, e fui muito aplaudia.Depois a galera não quiz que eu siasse mais do palco. toquei mais uma das melodias que todo mundo gosta "Crazy", do meu amigo inesquecível, Júlio e Iglesias eu comecei falar um pouco do meu País.Tinham turista de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil.

-Portugal faz parte do grupo de dezenove países da União Europeia, em que o Euro é a moeda oficial e comum a todos. E nesta mesma noite eu faturei quase cem euros, independentemente da sua face nacional.

Já ao alvorecer do dia, cansados e com sono sentamos em uma mesa para tomar uma café, meu amigo Edilson pegou um jornal que estava sobre a mesa,molhado e começou a ler a noticia que dizia.

_"Nos próximos dias vale a pena olhar para cima"

No momento em que uma explosão solar poderá colorir os céus de tons vermelhos, azuis e verdes todos poderão ver o fenômeno inédito que pode dar origem a um grande espetáculo.

Me arrepiei.

_O que? Você disse?

Edilson respondeu. É na Dinamarca que vai ocorrer a Aurora Boreal.Um dos fenômenos da natureza que eu tinha vontade de vê.

Perguntei como era, se ele já tinha presenciado o fenômeno.

_Sim respondeu sorrindo. -As arvores ficam amarelando e suas folhas caindo,a natureza mudando de aspecto e tudo fica muito admirável, o dia fica alegre.Mas é muito assustador

Na mesma hora que nós conversava um amigo do meu amigo. Roger passava de moto e dar uma sonora buzinada.

Edilson o chama.

- Roger, chegue até aqui veja a noticia da hora.

-Já estou sabendo,responde.É a chegada da Aurora Boreal. Vamos viajar para o Alasca comigo? Lá vai ser ainda mais bonito.

Eu me meti na conversa e fui falando. Eu também vou.Era mais uma aventura de uma fotógrafa que adora viajar.

Na mesma noite viajamos para o Alasca

Eu também queria registrar e gravar tudo.Este sonho eu guardava desde a adolescência. Eu queria conhecer este espetáculo da natureza e esta era uma oportunidade única de viajar com meu irmão e o melhor amigo dele.

No outro dia passamos a noite nas montanhas do Alasca para esperar a hora de começar, a aurora boreal.

_Você não teria coragem? É real, é lindo,mas muito, muito lindo.

No avião escrevemos o projeto de como seria nossa viajem, escrevi as dicas de como fotografar a Aurora Boreal, comentei uma ideia que surgiu durante esta minha aventura que seria, organizar um tour para conhecer e fotografar o fenômeno, além das outras paisagens lindas, da grande Alasca.

E não é que encontrei alguém perfeito para me ajudar?Roger também era fotógrafo amador.

Inclusive Roger entendeu exatamente o que eu queria. Me ajudou a montar um pacote especial de acordo com os meus gostos, até porque pacote tradicional de viagem ninguém merece né.

Ele entende exatamente o que é viajar em busca de experiências inesquecíveis e este foi o que faltava para juntar nossas experiências começar nossas viagens internacionais para fotografar o mundo.

Quando partimos do Brasil para Oslo e Trombos.

A cidadezinha da Noruega no círculo polar ártico aonde as melhores chances de visualizar a Aurora acontecem e aonde existem diversas atividades para fazer durante o dia para aproveitar a viagem completamente.

Esta experiência, entre outras exclusividades tem a da Noruega.

onde iremos dar um Workshop para os participantes,sobre fotografia noturna, e como fotografar a Aurora.

Vamos buscar a Aurora todas as noites que estivermos em Trombos justamente para ter maiores chances de vê e fotografá-la.

Nossos passeios serão focados na fotografia e estamos juntos para dar suporte um ao outro, ou seja, a viagem inteira será a parte prática do Workshop.Tudo isto para o nosso segundo livro que será lançado em dois mil e vinte.

É bem possível que depois deste ano,nós tenha que esperar pelo menos uma década até as chances de ver outra Aurora Boreal.Desta vez, vamos para Finlândia.

-Acho que não existem motivos para não ir.

é visível na Noruega, Suécia, Dinamarca, Alasca, Finlândia, Escócia, Rússia, Islândia, Groenlândia e Canadá.

escritorafatimacoelhosoar
Enviado por escritorafatimacoelhosoar em 05/11/2013
Reeditado em 09/02/2022
Código do texto: T4557979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.