Mudança possível

Estava clareando o dia quando Léo acordou .Deu um pulo da cama, correu até o banheiro,fez suas necessidades fisiológicas, tomou banho e se vestiu sem pressa.. Era cedo. Estava com tempo até para assistir a TV antes de ir para a escola.. Naquele horário nenhuma programação lhe agradou. Mudou de canal várias vezes. Nada interessante. Mas ao mudar novamente de canal algo o fez parar para observar: uma imagem de uma grande faixa na parte da frontal casa com os seguintes escritos: 15 DE MARÇO – DIA DA ESCOLA. Nesse momento Leo ficou pensativo e se deu conta de que nunca ouvira falar que escola tivesse “Dia”! E a casa com aquela faixa nem parecia uma escola!

Léo continuou assistindo a reportagem e sentiu uma tremenda curiosidade de saber mais sobre aquela escola. E parecia que a repórter atendeu ao seu pensamento e falou quase tudo que ele queria saber. Falou que naquela casa tudo era equilibrado. As pessoas eram tranquilas, conviviam harmonicamente umas com as outras preservando o ambiente escolar, salas e o pátio da escola sem nenhum papel no chão. O cuidado com o ambiente escolar era visto por todos. Na entrada havia um canteiro florido , algumas árvores e bancos. E na hora do intervalo as pessoas conversavam alegremente. Todos os alunos desta escola aprendiam com muito entusiasmo as diversas habilidades:atividade física ,arte, leitura, produções de vários gêneros textuais e muito mais. O ensino dessa escola era de qualidade, dizia a repórter.

Ficou espantado ao saber que naquela escola não havia professor, nem ao menos diretor. E então pensou: Como essa escola funciona? Isso é possível? Léo estava atônito, pensativo que nem ouviu o seu pai lhe dizer: - Bom dia, filho, já está na hora de irmos para a escola. _ Léo! Acorda, vamos? -Ah! Sim, vamos lá. Desligou o aparelho de TV e saiu apressado, pensativo...

Chegando na escola Léo começou a analisar e a comparar as condições da sua escola com a escola da TV. Conversou com alguns colegas sobre a reportagem e surgiram vários questionamentos:

Como conseguem manter o ambiente escolar tão limpo?

Como é possível a convivência pacífica entre as pessoas?

Como a escola se organiza sem diretor?

Como conseguem estudar sem professor?

Como não há repetência?

Por que todos os alunos estão uniformizados?

Por que todos os alunos permanecem dentro da sala de aula?

Por que não há violência no intervalo?

Como essas condições de vida são alcançadas?

Depois de levantar esses questionamentos a respeito da escola da TV resolveram ir em comissão procurar a diretora de sua escola para fazerem os seguintes questionamentos:

Na sala da Diretoria:

Por que a nossa escola tem direção e não é organizada igual a escola da TV?

Por que o nosso ambiente escolar não é preservado pelos alunos?

Por que há professores e mesmo assim tem alunos que não aprendem?

Por que muitos alunos preferem ficar na área, na quadra do que na sala de aula?

Por que o jardim da escola não é tratado?

Por que faltam motivação e interesse para estudar, para aprender?

Ocorre falta de recurso humano? Como solucionar isso?

Léo ainda lhe contou tudo sobre a reportagem da escola da TV. Depois ele e seus amigos atentos ouviram a diretora . Para começar a diretora disse que nem sabia que aquele dia era o Dia da Escola. _Aliás, quem é mesmo que sabe? É uma pena que um espaço de aprendizagem como a escola não seja lembrada justamente no seu dia. E a diretora continuou:

Antigamente, alunos cantavam o hino no pátio da escola. Engraçado, mesmo sob um regime militar o patriotismo abrasava no “nosso peito varonil “, tanto os pais quanto os estudantes consideravam a escola como a segunda casa. Hoje, mesmo com a democracia muitos dos nossos alunos nem sabem que o hino nacional vai além de um símbolo. Que devemos amar a nossa pátria pois, é a que temos, é a que nos apresenta para outras nações, é a que nos representa ... Depois desse momento nostálgico a diretora pediu para Léo e seus amigos falarem.

Léo ficou satisfeito com a decisão da diretora e disse que tanto ele quanto os colegas desejariam contribuir de maneira efetiva para a melhoria de sua escola... Então a diretora lhes falou sobre um documento que é muito importante para um bom desempenho escolar: o PPP. - Esse é o que norteia todo processo escolar, disse a diretora. Disse ainda que dentre em breve teria uma reunião com toda a comunidade escolar e que as ações contidas nesse documento PPP seriam cumpridas.

O certo é que os estudantes saíram dali determinados a ajudar a diretora a melhorar a escola.

Como? O que Léo e seus amigos podem fazer para que haja uma mudança? Será que é possível que a escola de Léo se torne como a escola da TV? Léo e seus amigos decidiram...

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 03/09/2013
Código do texto: T4465124
Classificação de conteúdo: seguro