"Sou da Terra..."

Nasci na década de 70 do século XX e a democracia fez com que aumentasse a nossa escolaridade. Na geração dos meus avós a escola sabia para aprender a ler e a escrever, na dos meus pais pouco mais do que isso, mas na minha o progresso económico e social do meu país fez com que a ambição de ir mais longe aumentasse de forma substancial a nossa escolaridade. O comum era ter-se o 9º ano, ou no mínimo o 7º (em média mais 6 anos do que aqueles que nos precederam). Por isso quando aos 21 anos na tropa encontrei imensos camaradas apenas com a 4ªclasse apercebi-me que afinal nem todos podiam "estudar até tarde" como era costume dizer-se de quem completava os estudos obrigatórios.

Quando no entanto deparei com um camarada analfabeto e que vivia nas ruas desde pequeno (recorrendo as expedientes de quem nada nem ninguém tinha e o que aprendeu aprendeu por si...) confesso que fiquei por demais espantado. Tinha lido em reportagens e livros vivências semelhantes, mas de repente tinha esse mundo, essa realidade à minha frente...A postura dele, a forma como se expressava colocava-o à parte dos demais homens do quartel, sendo um dos patinhos feios da Unidade.

Um dia perante mais uma das suas atitudes aparentemente inexplicáveis deixei escapar um "Homem, mas és do céu???" Ele respondeu com uma enorme tristeza "Não...sou da Terra"...

Aparentemente menor, este foi dos momentos mais marcantes que vivi pelo que esse momento me ensinou...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 09/07/2013
Código do texto: T4378671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.