FÉRIAS DE SALIM...
(Continuação de SALIM ABOU ADIB EL RAFIR)
Uma vez a cada dois anos Salim tira quinze dias para descansar, pois como ele mesmo diz:
- Ningám é di ferrá!
O problema de tirar férias é que se gasta além da conta. Mas para Salim isso não chega ser um aborrecimento.
O lugar preferido de Salim é Londrina, uma cidade no interior do Paraná onde seus parentes moram, alias uma cidade onde a comunidade árabe é bem acolhida. E onde tem parente, tem casa e comida boa, e o melhor, de graça.
Samir, irmão mais novo de Salim é comerciante próspero na cidade e ao constituir família, resolveu fincar raiz na terra roxa, deixando o comércio de ambulantes para o irmão.
Samir gosta de dizer que agora é “bé vêrmeia”.
Omar Rafir, primo de Salim é sempre encarregado de esperar “A BRîMA” na rodoviária.
Os abraços e beijos típicos da cultura libanesa já não assustam os que se encontram no terminal rodoviário, pois já se acostumaram com a grande mistura de raças e costumes que formam essa bela cidade.
Omar já está habituado com a quantidade de bagagem que seu primo trás.
Mesmo estando de férias Salim não perde a chance de um bom negocio...
Salim tem seu próprio ditado que sempre está na ponta da língua:
- A boa negocio sembrê agombanha guem anda brebarada!
O primeiro lugar que ele visita é a Mesquita Rei Faiçal, endereço oficial da comunidade árabe-muçulmana da região e assim matar a saudade dos seus conterrâneos que adotaram esta prospera cidade como seus lares.
Uma verdadeira festa.
Depois de confraternizar com os seus, Salim faz o caminho a pé até a casa de seu irmão, que fica a poucos metros dali, onde Damaris o espera com as delicias da culinária Libanesa, o Babagannuj que Salim tanto gosta acompanhado do Hommos bil tahine que, nesta terra, ninguém faz melhor que ela.
E o quibe cru então? Regado à deliciosa coalhada fresca, um verdadeiro manjar dos deuses!
Salim geme enquanto come demonstrando o prazer da gula sem igual.
Enquanto se serve novamente o hospede vai logo elogiando a cunhada:
- Muita bom, Salim não gome assim desde griancinha!
E os risos ecoam na grande sala onde as crianças abrem os “bresentes” que ganharam do Dio Salim...
Essa interação foi enviada pelo confrade Paulo Moreno - Londrina/PR - que aceitou entrar na brincadeira e pelo que eu agradeço imensamente.
(continua em NA FEIRA DO VER-O-PESO. - colaboração da consóror Conceição Gomes - Curitiba)
(continua em BRAÇO FIXO. - colaboração do confrade Aristeu Fatal - Santo André/SP)
(continua em CARRO DE BOMBEIRO)
(continua em DE BARQUINHO... - colaboração do confrade Aristeu Fatal - Stº André/SP)