O MEDIDOR DE VIDA

Num lugarejo simples nas montanhas do tempo havia um medidor de vida.

Em seu espirito propôs pesquisar na vizinhança da existência humana sobre a medida do tempo de vida.

Havia gente de todas as faixas etárias então o medidor começou o seu trabalho.

Decidiu começar por uma criança ainda bem pequena. A pergunta era uma só: Quanto vale a vida?

Perguntou ele a pequena criança. Ela respondeu:

__ Ainda não parei para pensar nisso, pois passo todo o meu tempo brincando.

O Medidor andou no quarteirão e encontrou um adolescente e lhe fez a pergunta.

O menino moço disse-lhe:

__ Boa pergunta, mas não parei para pensar sobre isso. Tenho muitos problemas comigo mesmo e com meus irmãos e também com meus pais.

Disse-lhe mais:

__Meus pais não me entendem e estou até com vontade de sair de casa e procurar um canto para ficar.

O Medidor continuou sua pesquisa e caminhou mais dois dias encontrou uma moça. Perguntou-lhe: Quanto vale a vida?

A jovem lhe respondeu:

__Nunca me fizeram essa pergunta!

Tenho preocupação com a faculdade e preciso passar nesse vestibular. Tenho sonhos de casar e ter filhos.

O medidor de vida continuou sua jornada e algum tempo mais tarde encontrou um homem maduro.

Dirigiu-lhe a pergunta: Quanto vale a vida?

O homem parou olhou e disse:

__Eu não tenho muito a dizer sobre isso porque a vida tem se tornado difícil para mim. Se ela tiver algum valor que o tenha na existência daqueles que são afortunados, mas não vi em mim essa sorte.

O Medidor de vida agradeceu-lhe a resposta e se foi.

Andou muito longe e gastou um tempo considerável e então encontrou um velho e avançada idade, mas ainda lucido e saudável. Aproximou-se e com jeito lhe perguntou: O senhor poderia me dizer quanto vale a vida?

O Senhor idoso olhou para o passado e disse-lhe as seguintes palavras:

__A vida valeu a brincadeira de criança. Valeu os contratempos da diferença entre o pai e o filho. Valeu os meus sonhos da juventude. Valeu a insatisfação que sofri. Valeu o sucesso quando vi a oportunidade. Valeu encontrar a pessoa amada e o beijo no recém-nascido. Valeu a sorte de viver até hoje que é o dia que te encontrei.

A vida, disse o velho, valeu o tempo e a ocasião em cada fase da minha existência.

Hoje ao te encontrar me despeço da vida.

O medidor mediu a vida do velho e naquele mesmo dia ele faleceu.

Mas o medidor de vida pensou: Só o ancião pôde me responder sobre a medida da vida.

Ela se mede olhando o tempo que passou!

Quem ama a vida deveria buscar conselhos com os sábios e calejados na vida.

Quanto sabe um ancião!

Quem anda com o idoso pode aproveitar a oportunidade de economizar as lagrimas.

Terminando o seu pensamento, concluiu o Medidor de vida:

Antes que a morte chegue a melhor coisa a fazer é viver a vida sabendo a medida que ela pode ter.

Quanto vale a vida?

DRIZIO
Enviado por DRIZIO em 18/06/2013
Código do texto: T4348189
Classificação de conteúdo: seguro