A banda

Em Minas Gerais, todas as cidades tem uma banda ou fanfarra que em dias de festas faz apresentações.Essa tradição vai passando de pai para filho e assim por diante perdura até hoje.Eu como bom mineiro tive instruções de música em uma cidade próxima de onde moro hoje.As aulas eram apenas no sábado, e contava com um número de crianças bem elevado, mas sempre aparecia também os músicos antigos que nos faziam a festa.A banda tinha um prédio próprio, atrás da igreja matriz, nos fundos, com uma aparência de casa antiga, havia um salão grande com um grande quadro que servia para escrever as músicas e dar as aulas de teoria musical para os iniciantes, na parte de baixo havia a sala onde ficavam os instrumentos velhos, peças e onde algum músico deixava o seu instrumento para não levá-lo para casa.O professor, um senhor, aposentado, militar, tinha uma altura mediana, cabelos grisalhos, uns olhos incisivos, mas uma calma e serenidade cativante.Não gritava com ninguém, apenas pedia atenção.Eu como bom representante da minha família, assumi as aulas e iniciei os estudos, que relacionava com meus estudos escolares.Quando fui pegar o instrumento, foi difícil, surgiu aquela dúvida...qual?E o improvável me ocorreu, como eu era pequeno e tinha sonhos grandes, resolvi aprender a tocar o maior instrumento da banda...o baixo tuba...afinação em si bemol.Eu e meu baixo tuba, caminhávamos de lá para cá, o professor percebendo meu interesse retirava a campana do mesmo, para que eu pudesse me movimentar com mais facilidade e assim se fez.Meu avô se sentia orgulhoso em me ver tocando aquele instrumento com desenvoltura apesar da minha pouca idade...foi assim, que assumi um dos meus muitos desafios na minha vida.Percebia que o peso do instrumento não era tão contundente assim quando eu sabia que estava fazendo música e que aquilo me agradava..."você entra na música e ela entra em você"- dizia meu avô, isso eu não esqueço mais.Mais tarde resolvi tocar o trombone de pisto, afinado em dó maior, percebi que música é cativante com qualquer instrumento, que o homem criou a música para agradar seu coração, sua alma.