Julgaram que as vossas vidas eram seguras…?

E que o vosso mundo também era seguro...?

Mera ilusão…nós fabricámos essa ilusão…

Durante centenas de anos o direito divino, o poder de Deus, fora a nós confiado para tomarmos conta dos vossos destinos, e em nome dele administrámos os nossos interesses usando-vos nesse sentido.

Quando surgiram as democracias modernas tivemos que inventar uma ameaça externa a essas democracias, ao mesmo tempo que vos assegurávamos que só nós vos poderíamos livrar desse mal.

O comunismo foi esse mal, e aceitaram que vos vigiássemos de maneira a evitar que o inimigo se infiltrasse, ao mesmo tempo que nos deram verbas ilimitadas dos vossos impostos que gastámos em arsenais que vos deveriam proteger da ameaça.

E assim ao mesmo tempo que vos vigiávamos também enriquecíamos porque as empresas que fabricavam armas eram uma parte de nós, um entre tantos braços que possuíamos…

Foi então que o comunismo acabou, o que nos obrigou a criar uma nova ameaça.

Alguns bandidos do médio oriente que se matavam entre si desde quase sempre serviram-nos de pretexto.

Empolámos essa ameaça com pequenos e residuais ataques às nossas cidades, devidamente ampliados em termos mediáticos de tal forma que se instalou uma enorme sensação de insegurança e de medo que seria resolvida por nós, se nos permitissem vigiar esse inimigo que se escondia nas nossas nações, entre nós, invisíveis, que tinham que serem detectados e neutralizados, sacrificando parte das liberdades individuais dos cidadãos de forma a ter controlado esse inimigo.

E tudo correu bem, muitíssimo bem…

As constituições foram alteradas, as liberdades diminuídas, e os arsenais voltaram a estarem bem fornecidos, porque além de controlarmos o inimigo teríamos que o combater no local onde estava sediado…

A ilusão foi tão perfeita que pouca gente reparou que se a ameaça fosse real teriam sido algumas armas atómicas (roubadas aos arsenais comunistas indefesos perante a desagregação do império vermelho) a rebentarem nas nossas cidades e não meras bombas convencionais que tiveram um impacto real nas vossas mentes e nos mass media e não nas cidades…

O controlo passou a ser tão comum, tão banalizado que nem deram por ele a determinada altura…

E assim os dados pessoais que inserem nas redes sociais virtuais, os GPS presentes quer nos vossos carros, quer nos vossos telemóveis, as câmaras que proliferam um pouco por todo o lado, as câmaras dos telemóveis, a todos esse dados temos livre acesso, sem que dêem por isso, temos assim o CONTROLO TOTAL E ABSOLUTO sobre todos vós, e o melhor disto tudo é que são vocês a fornecerem-nos esses dados de livre vontade…

Atingimos pois a maneira perfeita de controle, porque são os controlados que nos dizem tudo, tudo, sem que praticamente tenhamos que fazer nada nesse sentido…

Mas precisávamos de algo mais, a ameaça terrorista não era suficiente, precisávamos que tivessem medo de maneira permanente, medo pelo presente e pelo futuro, precisávamos que se sentissem inseguros, de tal ordem fragilizados ao ponto de não pensarem em absolutamente mais nada…

E ao darmos origem a cíclicas e devastadoras crises económicas e financeiras tornamos-vos permanentemente inseguros, porque a vossa preocupação passou por ser garantir o vossos sustento, não durante décadas mas durante meses, ao mesmo tempo que empobreciam a olhos vistos e que nós e os nossos enriquecíamos com a vossa miséria…

E quem vos poderia salvar?

Nós…

Foi o mesmo que dar a guarda de um rebanho a um lobo…porque nos deram ainda mais poderes que usámos para aumentar ainda mais a dimensão deste jogo viciado onde só nós ganhamos…

O poder absoluto não consiste em ter dinheiro ou bens materiais, o poder absoluto consiste em controlar e condicionar livremente a vida de milhões, muitos milhões de seres humanos, consiste em saber que, em meses uma nação rica pode mergulhar na mais absoluta miséria apenas e tão somente porque queremos e podemos fazer tal…

Este é o tipo de poder que nem os deuses possuem, porque estes podem criar e destruir mundos, mas não possuem o poder de levar milhões a fazerem exactamente o que queremos e ainda nos agradecerem tal…

Julgaram que o vosso mundo, as vossas vidas eram seguras…?

Só estarão realmente seguros quando pedirem à vossa classe política que governe defendendo os vossos interesses e não os interesses deles e dos seus, algo de impossível porque nós controlamos os vossos dirigentes, aos quais damos umas migalhas do nosso poder para lhes dar uma sensação de falso controlo…

Só estarão realmente seguros quando recusarem este controle, inquirindo as razões desse controle e não o aceitando como algo lógico e natural, porque ele pode ser imensas coisas, menos lógico e natural…

Até esse dia chegar, até ao dia em que começarem a questionar, a resistir viverão na mais absoluta insegurança e estarão sobre o nosso mais absoluto controlo…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 09/06/2013
Reeditado em 09/06/2013
Código do texto: T4332542
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.