A reunião de condomínio e o ladrão de frutas

A eleição,ou melhor,a reeleição do síndico transcorrera de forma previsível.Doutor Aluísio,famoso advogado da área criminal,ganhara um novo mandato com o aval de noventa e cinco por cento dos condôminos.

Nada mais justo.Não fosse a sagacidade do velho rábula,o simpático condomínio a beira da serra de Teresópolis nem sequer existiria.

Eu explico:a construtora responsável pela entrega do imóvel largara o projeto pela metade,alegando falta de verbas e problemas legais com os donos do terreno.Doutor Aluísio,além de coordenar todas as providências cabíveis na esfera jurídica e orientar os demais compradores a se unirem,ainda arranjou uma nova firma que concluiu a obra.Nada mais justo,repito eu,que a sua reeleição.

Agora vinha a parte mais difícil.Era preciso resolver,de forma definitiva, uma situação reincidente que ameaçava corroer,tal como a maresia corrói o metal,o bom relacionamento entre os condôminos.

Dr.Aluísio não perdeu tempo e,logo após o discurso de posse,abordou o problema:

__...E ,feitos os agradecimentos pela confiança depositada em mim,gostaria de debater um assunto meio chato,mas que deve ser resolvido logo antes que venha a causar algum problema maior.

__Apoiado!__falou bem alto a moradora do chalé 401,dona Elvira .

__Obrigado__o síndico inclinou a cabeça em sinal de aprovação__Temos que estipular regras para a coheita dos frutos das árvores do condomínio.

__Finalmente!__a voz do senhor Geraldo,proprietário do chalé 307, veio carregada de ironia.Geraldo fazia parte dos cinco por cento que votara contra Aluísio.

__Agora eu darei a vocês um esboço do regulamento__continuou Dr.Aluísio.

Enquanto o síndico falava,dona judite,dublê de faxineira e secretária,ia de cadeira em cadeira entregando uma folha de papel.

__Como vocês podem ver no documento que acabaram de receber,fiz um minucioso levantamento de todas as árvores do condomínio.Nosso plantel frutífero é constituído de cinco pés de acerola,três de framboesa,quatro de caqui,duas mangueiras,dois pessegueiros,quatro goiabeiras,duas amoreiras,três laranjeiras,uma jaqueira,um pé de abil,uma bananeira,uma macieria e...__o advogado chegou o papel mais perto dos olhos,num sinal claro de falta de acuidade visual__Uma parreira que foi plantada há pouco tempo e ainda não deu frutos.

__Sorte dela;por enquanto está a salvo do ladrão __emendou o Sr. Durval,proprietário do chalé 103.

Nesse momento levanta-se da sua cadeira Dona Belmira,combativa moradora do chalé 708.Balançando o dedo indicador direito no ar várias vezes ela diz:

__Não vamos fingir que não sabemos quem está solapando nosso patrimônio ecológico.Eu acuso o senhor Belfast de surrupiar nossas frutas para revendê-las a peso de ouro na cidade,num mercadinho de sua propriedade.

Dona Belmira não era mulher de rodeios.

__Calma,calma...__interveio Dr.Aluísio,temendo um barraco iminente.

__Mas eu estou calma!__protestou dona Belmira,dando um soco na cadeira.

__Dona Belmira está certa__entrou na discussão o morador do chalé 515,senhor Manoel__Eu já vi o cara em ação.Ele aparece sempre no meio da tarde,quando a maioria de nós está no trabalho.Vem com um carrinho de supermercado e tem até um garoto que o ajuda na colheita.Outro dia,fui pegar acerolas para fazer um suco e curar o resfriado do meu caçula e o pé estava limpo.Limpo!

__Eu tentei colher algumas maçãs e não consegui,pelo mesmo motivo...__protestou de forma veemente dona lucinda,do chalé 110.

A partir daí,praticamente todos os moradores fizeram protestos semelhantes,variando apenas na espécie de fruta que deixara de ser colhida.

Furiosa,dona Belmira conversava com dona elvira sobre as atitudes do ladrão:

__Eu sempre achei ele muito esquisito Elvira;um cara de mais de cinquenta anos que vive com a mãe e a ex-sogra?Se fosse só com a mãe tudo bem,mas que diabos de tara esse homem tem pela ex-sogra?

__De repente ele tem esperança de voltar com a ex-mulher e acha que tratando bem a mãe dela vai conseguir...__sugeriu Elvira

__Que nada!Ela já está casada e tem até filho com o atual marido!Eu sei por que ouvi outro dia a mãe dele comentando isso no elevador com a ex-sogra __Belmira destilava seu veneno com categoria

__Então é masoquismo mesmo...__rendeu-se Elvira

Aproveitando uma breve interrupção dos protestos,o dono do chalé 750,o agrônomo Paulo,pediu a palavra e deu uma sugestão:

__Dr.Aluísio,deveríamos arrancar a bananeira;pois é sabido por todos que a bananeira suga toda a água que existe no terreno em que é plantada e prejudica as demais árvores do local.

O síndico,que já conhecia os palpites sempre fora do assunto dados pelo agrônomo,respondeu que arquivaria a sugestão e a colocaria em votação na próxima assembléia.Era uma forma polida de mandá-lo à merda.

Depois do agrônomo foi a vez de Dona Filomena,do chalé 311,fazer a propaganda obrigatória de seus produtos de beleza,todos de excelente qualidade e com um precinho especial.

Terminada a propaganda,o morador do Chalé 321,de nome Jupires,pediu a palavra e começou a narrar uma história incrível:disse que descobrira por fonte segura que o senhor Belfast,suposto ladrão de frutas,era na verdade um ex-integrante do exército republicano irlandês,responsável por inúmeros atentados à bomba feitos na Inglaterra nos anos setenta e oitenta,e que viera para o Brasil para se esconder da perseguição política.

__Eu acho bom não mexermos com esse cara..Deixa ele colher suas frutinhas em paz...Imagina se o sujeito cisma de colocar uma bomba aqui no nosso condomínio?!__advertiu Jupires,com o semblante preocupado.

Metade dos presentes não conhecia o I.R.A e a outra metade lembrava vagamente de reportagens na televisão sobre o grupo paramilitar,mas todos sabiam o que era uma bomba e o estrago que ela causava.

Belfast corroborava a denúncia:jamais fora à uma reunião de condomínio,só falava o essencial com quem quer que fosse e estava quase sempre de óculos escuros e boné,comportamento típico de quem deseja ficar incógnito.Os olhos azuis,o cabelo ruivo e um sotaque esquisito completavam o quadro.

Dr.Aluísio decidiu que seria melhor averiguar primeiro a informação sobre o larápio antes de colocar em prática seu regulamento que estipularia cotas de frutas para cada chalé.Com ameaça de bomba não se brinca.

__Isso é uma insanidade!O I.R.A entrou para a política hoje em dia!Virou partido!Depôs suas armas!__protestou seu Geraldo,já pensando em candidatar-se à síndico nas próximas eleições.

__De qualquer maneira,vamos checar.Ouvi dizer que uma parte do I.R.A ainda etá ativa__respondeu o síndico,enquanto decretava encerrada a reunião.

Todos,com exceção de Jupires,entraram no google naquela noite e pesquisaram sobre o I.R.A;queriam saber contra o que estavam lutando.

Jupires ligou para Belfast,seu sócio no hortifruti,que de irlandês só tinha o nome(idéia do seu pai,que estava de porre quando o registrou),para dar as boas novas:

__A abobrinha colou Bel!

__Excelente Ju!Ganhamos mais alguns meses de mercadoria grátis.Vê se não dá bandeira.Ninguém pode saber da nossa sociedade.

__Fique tranquilo Bel,e continue fazendo aquele sotaque.Vamos ganhar muito dinheiro ainda vendendo aquelas frutas.Até!

__Até Ju!

Caro leitor,apesar do modo como os dois se trataram pelo telefone("bel" e "ju"),Jupires e Belfast não são frutinhas.

Os dois só amam o vil metal,e acham que vão ganhar muito dele com as frutas grátis.

Antes de terminar o conto,informo que Belfast,como sugeriu dona Elvira,realmente ainda tem esperança de voltar com a ex,e acha que cuidando da mãe dela aumenta as suas chances.

Apesar de ter vontade de esganar a velha todos os dias.

Cada um com a sua loucura.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 21/04/2013
Código do texto: T4252467
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.