Primeiro diálogo metafísico com meu filho, que não é Nicômano

16/3/2013

Primeiro diálogo metafísico com Dudu...

(Sábado, 16/03/2013, meio dia, na rede da varanda)

Nossa brincadeira de marinheiro subindo na vela do barco é interrompida por uma abelha. Dudu se assusta e quase cai da rede da varanda "no mar". Que na nossa varanda é bem duro...).

"Dudu, fica tranquilo, a abelha não morde se você não fizer mal a ela"

"Pai, ela pica"

"Só se ela se assustar; vamos espantá-la e pronto." Sacudo nossa embarcação e a abelha voa.

"Viu Dudu, nenhum animal ataca o outro sem motivo..."

"Pai, tem um menino na minha sala que bate nos outros."

"É... O ser humano faz isso. Mas o leão por exemplo, só vai te atacar se estiver com fome. Quer dizer, às vezes os animais atacam sem motivo sim... Se estiverem com medo... Mas normalmente, não."

"O leão come carne né pai?"

"É, e seu braço e perna e barriga tem o quê?"

"Carne!"

"Pois é, esse você aparecer na frente dele e ele estiver com fome vai comer essa sua carne". Disse eu, fazendo cócegas nele, que riu.

"Pai, o que o leão come de verdade?"

"Zebre... Macaco..."

"Mentira!"

"Come sim, filho. Se quiser eu te mostro. A gente procura pelo Google para eu provar. No Google tem tudo. Você bota qualquer palavra e aparece."

"Não, eu vou perguntar para a mamãe para provar." (Adorei! A mão ainda tem mais credibilidade que o Google...)

"Filho, na minha época não tinha Google; e quando eu nasci nem tinha computador."

"Não???!!!! Por quê?"

"Porque os humanos vão inventando as coisas aos poucos; quando sua avó nasceu não tinha televisão."

"E as pessoas viam o quê?"

"As pessoas conversavam e ouviam rádio."

"E antes do rádio?"

"Aí as pessoas só conversavam. E teve uma época que nem existiam pessoas."

Ele riu e apelou para a metafísica.

"E o mundo?"

"Ah, Dudu, essa eu não sei. Cada um acha uma coisa... Tem gente que acha que o mundo sempre existiu e sempre vai existir. Tem gente que acha que Deus criou o mundo. Tem gente que acha que vários Deuses criam e acabam com o mundo toda hora. Na verdade, ninguém sabe."

Ele descobriu sua verdade: "Eu acho que o mundo sempre existiu e sempre vai existir."

"Eu também, Dudu. Mas ninguém sabe de verdade... Por que você acha isso?"

"Porque se não, onde é que Deus ia nascer? Tem que ter o mundo né?! O céu..."

"É... Eu acho que Deus é o mundo, Tem um pouquinho de Deus no céu, um pouco em mim, em você, um pouquinho na mamãe, na Luana, na abelha, na árvore ali da frente. E por isso é que Deus sempre existiu e sempre vai existir. Mas saber de verdade, eu não sei."

"E no leão também, né pai? É isso que eu acho, pai. Que o mundo sempre existiu."

Pulou da rede e foi, feliz brincar com a irmã e o Ipad.

Ruís Ferdinando Falsíssimo
Enviado por Ruís Ferdinando Falsíssimo em 07/04/2013
Código do texto: T4228877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.