O poço
Marcas doces de uma etapa da vida, assim sente. Lembra acordada de detalhes ,que a outros talvez não tenha ficado nem sinal. Compreensível ,pois cada um percebe a vida de uma forma. Bela e enriquecedora. Dura e sem beleza. Cada ser utilizará suas lembranças e espera que todos cresçam ,roga ela.
Toma posse de suas recordações...
Precisavam de água. A casa simples .Família numerosa e feliz. Água potável? Não havia, recorda ela.Cheio de disposição o pai ,homem forte e cheio de vigor,ciente das necessidades de sua família,busca uma solução. O que poderia fazer nesse lugar,onde seria o lar deles por algum tempo? Pensou ,pensou e chegou a conclusão ,que a solução seria perfurar a terra.Ficamos tantas vezes insatisfeitos,ou desejando um pouco mais de conforto.E temos tanto...
Retorna...
O jovem pai ,encorajado por seu amor,põe no papel o seu projeto.Nada poderá sair errado. A qualidade de vida de sua família depende dessa execução.
Chega o dia determinado .Parentes e amigos arregaçam as mangas e movidos por solidariedade,chegam todos. Enxadas ,pás ,picaretas e escavadeiras fazem agora parte do local. Ela a tudo acompanha . Distância segura,mas que não a impedem de tudo visualizar. Os outros pequenos mais afastados brincam ,enquanto são cuidados pela tia.
_Vamos gente ,precisamos resolver_ Fala um.
_Mais fundo.Cavem mais. Diz o outro.
De repente ,quando grande profundidade já existia, desliza a lateral .Como se uma força sugasse a terra. Aflita percebe a tristeza de seu protetor.A mãe ,cheia de fé verifica ,que buraco , estava prestes a derrubar a pequena área. Teriam que tentar acertar aonde erraram ou lidar com o protesto do solo. Não desanimam e começam a pensar na melhor forma de tudo resolver.
_Vamos por as manilhas ,diz o líder. Depois calçaremos.Socaremos em volta a terra .Ela impedirá que aumente essa abertura.Assim fizeram.Manilhas sobre-postas. Escoram e compõem o local. Agora vai dar certo,pensa a pequena menina. AH! Se pudesse ajudar... Cavam ,mais e mais. A água começa a brotar.Inicialmente misturada a terra profunda e esbranquiçada ,forma uma espécie de massa. Aos poucos limpam e incansáveis verificam seu êxito. Perfeitos e obstinados em seu trabalho de equipe, conseguem exaustos verificar o feito de suas mãos. Feliz, ela que a todos observa, analisa o quanto poderiam ensinar na simples e incrível execução do poço.