Porquê?
 
Certa vez, convivi com primos, e entre eles, um garotinho de quatro anos que era muito chegado a mim.
Eu lhe dava muita atenção, o que ele não encontrava nos outros adultos da casa, porque eles estavam sempre com afazeres de trabalho, enquanto eu era um estudante que tinha a flexibilidade de fazer o  meu horário de estudos. O pequeno pedia que he contasse histórias, queria conhecer o mundo através delas.

 
Então,  lhe falava do lobo mau e dos três porquinhos, da vovó que foi engolida pelo lobo e dos caçadores que a resgataram inteirinha e viva, de dentro da barriga do lobo, no caso do Chapeuzinho Vermelho.
 
E a cada trecho, ouvia sempre o mesmo questionamento, porquê?
Coisa mais ou menos assim:
-  A menina se chamava Chapeuzinho Vermelho, ela morava com sua mãe em uma casa muito bonita, e a avozinha dela morava em uma outra casa.
Para chegar à casa da avó, a Chapeuzinho Vermelho teria que atravessar a floresta...

Nesse ponto ele me interrompia e perguntava, porquê?
- Porque a casa da vovozinha ficava no outro lado da floresta, lhe respondi, com toda a atenção.
- Mas, porquê?
Eu procurava alternativas. A sua avó também não mora longe de você?
Ela não está em Pirapetinga e você no Rio de Janeiro?

- Mas, porquê?
- Porque ela não pode morar aqui, ela tem que morar na terra dela...
- Mas, porquê?
 
Eu respirava fundo, como estivesse engolindo uma porção de paciência, e após um profundo suspiro, respondia:
- Daurinho, as pessoas moram onde podem morar, às vezes, elas querem ficar pertinho dos netinhos, mas infelizmente não podem...
- Mas, porquê?
 
Nesse momento já não havia a história dos três porquinhos, do lobo mau e da Chapeuzinho Vermelho, a vovozinha era outra e tudo agora estava se deslocando para perto do real. O foco era a vovozinha que não podia morar perto da casa dele...
- A vovozinha também tem outros netinhos, que moram perto dela...
Nisso, me passou pela cabeça:
- " pisei na bola, não deveria ter dito isso, ele vai ficar com ciúme dos primos..."
- Mas porquê a gente não vai morar lá?
- Porque seu pai e sua mãe trabalham aqui e não podem ir para lá...
- Mas, porquê?
- Porque o papai trabalha numa farmácia muito grande, que tem muitos remédios e as farmácias de lá são muito pequenas, só têm poucos remédios...
 
Eu me sentia meio idiota, dando aquelas explicações para um pirralhinho que provavelmente não estava entendendo patavina do que eu dizia, mas agora aquilo estava virando um jogo, era um questionário que eu deveria responder, será que eu seria aprovado?
- Você entendeu porque a vovó não pode morar aqui e o papai não pode morar lá?
- Foi porque o lobo mau comeu a minha vovozinha?
- Não, o lobo mau ainda não comeu a sua vovozinha...
- Porquê?
Porque ele estava preocupado em uivar assim... Uuh... Uuh... Uuh...
Foi então que descobri que eu estava ficando com muito sono, comecei a abrir a boca e o garotinho estava mais aceso que nunca...
Foi nessa hora, que perguntei:
- Porquê?