Quem era o sábio?

Velho ancião, barba por fazer, já bem branca denotando uma serenidade impar, conversava com uma criança num banco da praça.

- Meu filho o que espera do futuro o que você vai querer ser quando crescer.

- Talvez médico talvez motorista de ambulância.

- Apesar de ser duas profissões honradas, são muito diferentes uma da outra.

- Eu sei, sem o motorista da ambulância o médico não conseguirá salvar ninguém.

- Como assim meu filho.

- É a ambulância precisa alguém para dirigir, ajudar a pegar o doente, pra levar pro hospital, pro médico fazer de tudo pra salvar.

- É cada um com sua importância, mas porque pensou nestas duas profissões.

- Pra fazer como o sr, está fazendo comigo.

- Como assim meu filho.

- O senhor está cuidando de mim, está preocupado com meu futuro.

De repente o senhor fica por uns dois minutos meditando, Essa jovem criança é alguém especial, pensa no próximo.

- Mas me diga meu filho e outras profissões como executivo, industrial, professor, você já pensou em outras profissões.

- Já sim, meu pai era um professor muito brilhante, mas demorou pra ser atendido, e acabou morrendo no caminho do hospital.

- Você está escolhendo talvez a profissão certa, mas é movido por um sentimento da perda de seu pai.

- Não senhor estou pensando que se o motorista da ambulância fosse tão bom quanto quero ser, meu pai talvez tivesse uma chance de ser atendido.

- Então isso é um sentimento de perda.

- Não senhor penso em quantas vidas esse motorista não conseguiu levar até o hospital.

- E meu pai era uma delas, e quantos filhos ficaram iguais a mim?

- Mas isso é algo que um dia pode acontecer com qualquer um de nós.

- Sim, mas sinto que eu ajudaria a mudar isso de alguma forma, dando uma esperança a mais praquele menino que se tivesse tido o socorro na hora certa não estaria órfão como eu tão cedo.

- Poderia ter conversas como essa que estamos tendo com seu próprio pai.

O velho finalmente entendeu o recado do menino, passou a mão sobre sua brilhante cabeça.

E disse.

- Você tem razão meu jovem, acho que você será o melhor dos motorista de ambulância.

Roberto F Storti
Enviado por Roberto F Storti em 15/03/2007
Código do texto: T413330
Classificação de conteúdo: seguro