Escolhas

Esta é uma velha história. Tão velha que já foi esquecida por muitos. Mas eu ainda não esqueci, por isso vou contá-la a vocês...

Havia um mundo em que as oportunidades eram muitas. Existiam muitas possibilidades e dois caminhos para que a felicidade fosse alcançada. As possibilidades surgiam a cada instante, a cada diálogo e a cada manhã. Já a felicidade têm dois caminhos: um caminho fácil, amplo e curto; outro difícil, estreito e longo.

Alguns eram felizes porque tinha muito dinheiro, outros porque possuíam uma família feliz. Havia aqueles que satisfaziam porque conquistavam um bom emprego, outros nem um bom emprego tinham, mas o salário era bom. Existiam também aqueles que satisfaziam nos estudos, nas pesquisas e descobertas deste mundo. A felicidade para esses baseavam no ter. Ter bens, família e riqueza eram o desejo e realização destes.

Havia também um caminho em que a felicidade era conquistada pelo sacrifício, renuncia e dedicação. O prazer era abrir mão das ofertas deste mundo. Ter um bom emprego não era resultado da busca pessoal, mas consequência das escolhas e sementes lançadas no tempo apropriado; ter uma família, não era obra do acaso, mas ação direta de um ser superior. Bens e riqueza não eram vistas como objetivos finais, mas meio para que a obra da criação se realizasse.

E por muito das vezes, aqueles que escolhiam este caminho era motivo de chacota e zombaria. Ser para estas pessoas era o objetivo. Ser honesto, trabalhador, corajoso e perseverante era a motivação maior. Tornar-se exemplo para os outros era a realização.

Muitos daqueles que escolhiam o primeiro caminho viviam felizes em meio à festança e às amizades e correria diária. A felicidade dependia de um gole a mais, da realização de uma fantasia sexual ou mesmo da companhia das drogas. Mas por várias vezes deparavam com a solidão em meio à multidão.

Já os que haviam escolhido o caminho da perseverança, estar sozinho era a oportunidade para ouvir a voz do Criador. Sensibilizar pela dor do outro e pela tristeza alheia é a essência da vida, mas saber que esta mesma dor e tristeza tem fim; e que a alegria maior esta no prosseguir da vida e no cuidado de Deus.

Eu não sei quais são as possibilidades que você tem tido na vida. Não sei qual caminho escolheu seguir, mas uma certeza eu tenho, a sua escolha vai determinar a sua felicidade. Veja se sua felicidade é passageira e terrena; ou uma felicidade duradoura e eterna. As coisas que são terrenas são fáceis, frias e frágeis; já as coisas divinas são difícil, intensa e forte. Aquilo que é frágil, frio e fácil perde sentido e se torna passageiro com o tempo; mas, o que é forte, intenso e difícil tem sentido e torna-se eterno.

Qual caminho você escolheu? Que felicidade você deseja possuir? Não espere o mundo decidir por você, faça você mesmo sua própria escolha.