ANOS DOURADOS

 
        Foi quando cursava o colegial, hoje conhecido como 8ª série, que tive a oportunidade de conhecer Regina e Isabel, minhas melhores amigas.

       Regina era tipo sonhadora, adorava fantasiar e criar expectativas. Não era bonita, mas também não era feia e o que mais me encantava nela eram seus grandes olhos esverdeados e seu lindo sorriso. Não lembro nunca de ter visto Regina zangada com alguma coisa, estava sempre sorrindo transmitindo por vezes até mesmo um ar de irresponsabilidade.

Tinha um namorado que se chamava Luiz, mas pelo mistério que o envolvia alguns até o apelidaram de Lombardi, pois ninguém jamais o vira. Minto, eu vi, apenas uma vez no centro da cidade. Fui lá trocar um par de sapatos que ganhei do meu pai, tinha ficado apertado. Regina e ele estavam numa lanchonete, me aproximei e quando fui vista me chamaram e me convidaram pra lanchar. Aceitei , já passava do meio dia e eu ainda não havia almoçado.

       Luiz pareceu-me muito simpático, conversamos bastante e até combinamos algum passeio para algum final de semana que acabou nunca acontecendo.

       Outra grande amiga foi Isabel. Essa era uma moça muito bonita apesar de usar um cabelinho curtinho igualzinho a de um homem, ela tinha um corpo que chamava a atenção dos rapazes do colégio, lembro que num dia de lazer na piscina  do colégio todos marcaram presença só pra ver Isabel de biquíni. Neste dia foi engraçado, ela entrou no vestuário e ali mesmo em frente se formou uma plateia, mas Isabel desistiu da exibição deixando todos com água na boca.

       Isabel não falava em outra coisa a não ser do noivo que se chamava Evandro. Era Evandro pra lá, Evandro pra cá, o Evandro me deu isso e o Evandro me deu aquilo. Alguns no colégio às vezes até a chamavam de Evandro, mas ela não se importava.

       Já com 1 ano que ornamentava o dedo com uma aliança e nada do casamento acontecer. Dizia que era porque estava esperando terminar os estudos para finalmente se unirem em matrimonio.

       No colégio formávamos um triangulo, estávamos sempre juntas tanto na sala de aula como nas recreações. Apenas nos finais de semana nos separávamos pelas distancias de nossas residências.
       Foi num dia diferente de todos os outros que tive uma grande surpresa. Digo diferente dos outros dias porque era o ultimo dia do ano letivo e o colégio estava em festa. Alunos se despediam dos amigos e professores, a euforia tomava conta de todos, podia-se ouvir gritos, gargalhadas e até choro de alguns mais sensíveis.

       Regina correndo se dirigiu  a mim e a Isabel para  se despedir, seus pais haviam chegado para buscá-la, haviam estacionado em local proibido e aguardavam a filha com  pressa.

--- Adeus minhas queridas... Isabel aguardo seu convite de casamento, irei com Luiz! Exclamou Regina quase gritando.

Ficamos abraçadas, as três por alguns segundos, mas logo nos separamos, trocamos algumas palavras de afeto e Regina se foi.

        Eu e Isabel abraçadas continuamos observando Regina que se afastou, entrou no carro, acenou e seguiu viagem.
       Foi então que Isabel me convidou para sair com ela, havia combinado com Evandro de se encontrarem para almoçar juntos. Aceitei o convite e depois de nos despedirmos dos colegas pegamos um taxi.

       O transito normal nos possibilitou uma rápida viagem, descemos do carro e antes de entrar no prédio onde se localizava o restaurante, passamos por algumas lojas de roupas e calçados sempre conversando e sorrindo. Resolvemos então ir ao encontro de Evandro que já devia estar a espera de Isabel, entramos no elevador e foi quando tive a maior surpresa de minha vida, quando Isabel falou:

----- Meu amor, que coincidência! Chegamos os dois iguais...

       O rapaz abraçou Isabel e instintivamente olhou para mim. Seus olhos tentaram por instantes desviassem dos meus como que procurando se esconder, mas já era tarde demais, Isabel falou que tinha me convidado para almoçar com eles e o rapaz apenas balançou a cabeça confirmando. Isabel nos apresentou e ai é que aos poucos comecei a entender o que estava se passando.          

       Fiquei parada quase sem conseguir respirar. O rapaz estava branco que parecia até está passando mal, minha amiga nada percebendo continuou a falar algo que eu não consegui decifrar.

       Aquele rapaz era o mesmo que Regina havia me apresentado e que havia nos acompanhado no lanche. Evandro era o mesmo Luiz e enganava minhas duas amigas ao mesmo tempo.

       Pensei em desmascará-lo naquele momento, mas sabia que se assim o fizesse iria causar uma enorme decepção as minhas amigas e o resultado seria que Isabel e Regina iriam com certeza se tornar inimigas para sempre, e isso era o que menos queria.

       Resolvi acompanha-los no almoço sem nada dizer e durante todo o tempo que Evandro ou Luiz nem sei direito quem, permaneceu pensativo dizendo estar com um pouco de dor de cabeça e toda hora desviando seu olhar do meu. Depois do almoço andamos um pouco e nos dirigimos ao estacionamento. Isabel pediu ao rapaz que fosse me deixar em casa.

       Fiquei arrasada com tudo que aconteceu e não sabia o que fazer diante daquela situação, se contasse tudo com certeza a linda amizade entre as duas teria um triste final, mas também não poderia ficar calada e deixar aquele inconsequente continuar a brincar com os sentimentos delas.

       Orei a Deus lhe pedindo orientação e resolvi procurá-lo pra conversar, mas não foi necessário na noite daquele mesmo dia recebi sua visita, tentou se explicar dizendo que amava as duas, mas estava disposto a fazer uma escolha. Fiquei indignada com sua mediocridade. Como podia alguém brincar assim com sentimentos verdadeiros? Como podia achar que tudo poderia ser resolvido assim de uma maneira tão simples? Além do mais qualquer que fosse sua escolha a perda seria para as duas, uma por ter sido dispensada e a outra por ter que conviver com uma pessoa egoísta e infiel. Pensei mais um pouco e resolvi dar prazo de um mês para que se afastasse das duas sem causa-lhes danos sentimentais. Ele relutou a princípio, mas por não ter outra escolha concordou.

       Dias depois recebi ligação da Regina me comunicando que estava muito triste, Evandro havia viajado para Argentina e estabelecido residência naquele país, não sabia quando voltaria. Tentei conformá-la dizendo que não ficasse triste que um dia seria feliz finalmente, quando encontrasse alguém que a amasse de verdade. Convidei-a para um encontro dizendo que iria chamar Isabel e ela concordou. Naquele mesmo dia liguei pra Isabel que também me comunicou o término de seu noivado, estava disposta a dar a volta por cima e esquecer aquele grande amor.

       Agora percebo claramente que nossa amizade vai durar pra sempre, eu tinha feito a coisa certa.

      Encontramos-nos naquela mesma noite e nos divertimos a valer...
Jorgely Alves Feitosa
Enviado por Jorgely Alves Feitosa em 03/01/2013
Reeditado em 19/10/2018
Código do texto: T4065702
Classificação de conteúdo: seguro