Hi-tech, tem certeza?
As belezas da tecnologia tornam o mundo cotidiano cada vez mais mágico, o melhor exemplo disso são os celulares, pequenas caixas de plástico que podem fazer, virtualmente, qualquer coisa nos dias de hoje.
Não faz muito tempo, eu estava passando por uma daquelas milhares de lojas de eletrônicos que tem tudo que é novidade, atiçando a fantasia daqueles viciados em tecnologia como eu, quando percebi uma aglomeração que se formava frente ao balcão de celulares, cheguei perto também, pois certamente era algum modelo novo daqueles que só faltam voar, por que falar eles já falam.
Quando consegui me aproximar, pude ver o cartaz o modelo em exposição, e se tratava de nada menos que novo PT 7V8Y (seja lá o que fosse isso), ao lado o vendedor falava exaltado sobre as qualidades do aparelho. Depois de algum tempo ouvindo, me encantei e resolvi ver de quanto era a facada.
- Ola, boa tarde.
- Bom tarde senhor.
- Qual o preço desse modelo?
- 7800 R$. Respondeu o vendedor com um sorriso, como se o valor fosse o mesmo de um pão da padaria da esquina.
- Meu deus!! Tão caro assim?
- Bom senhor, o valor é realmente alto, mas ele vale cada centavo, veja a gama de recursos que ele oferece.
Essa frase se seguida de mais ou menos 30 minutos de declamação de todas as possibilidades do aparelho, entre elas filmar, fotografar, gravar som, guardar arquivos, função GPS, capacidade pra bluetuth, comunicação infravermelha, palmtop embutido e mais uma coletânea enorme de opções que me deixou maravilhado. Finalmente, convencido da compra, eu disse:
- Tudo bem, eu vou levar - sorrindo de orelha a orelha - mas qual é o chip que ele pega?
- Chip? Como assim chip? Responde o vendedor com uma expressão confusa.
- O chip da operadora ora.
- Operadora?
- Sim, operadora, pra fazer as ligações.
- Ligação? Mas que ligação? - E aqui eu já estava começando a me irritar.
- LIGAÇAO PORRA!! POR QUÊ? ESSA MERDA NAO LIGA NÃO?!
- Não, esse aparelho não faz isso não.
- Como assim não faz? Isso é um celular!! Você esta querendo me dizer que ele não faz ligação?
- Mas senhor, ele tem blue tuth...
- Eu não acredito, tem certeza que ele não liga?
- Senhor, esse aparelho pode localizá-lo a qualquer hora através de GPS...
- Mas ele não liga?
- Ele pode acessar em internet, jogar jogos tridimensionais em tempo real...
- MAS UM CELULAR QUE NAO LIGA???
- Senhor, as capacidades desse aparelho são muitas, por que se preocupar com uma coisa tão banal como ligações?