O Vestido

Vocês fazem idéia do que significa para uma mulher encontrar uma outra com um vestido igual?

As pessoas que estavam na cafeteria presenciaram a cena. Alguns notadamente fingiram não ver, enquanto outros disfarçavam seus risos frente a expressão de espanto e decepção da mulher que acabara de sentar em uma cafeteria, toda faceira com o seu vestido colorido, para tomar café com um amigo.

Era um vestido com as cores do verão muito adequado ao seu bronzeado. Provavelmente adquirido por uma pechincha em Copacabana. Ainda bem que quando viu que outra mulher tinha um igualzinho já havia sentado.

Imaginem a cena, queridas leitoras. Coloquem se no lugar dela. Um vestido alegre e jovial que lhe coube sem tirar nem por, em outro corpo. E, pior, vindo em sua direção. Como se desfilasse impunemente no seu caminho. Sim, a outra deslizava na cafeteria com sorte, pois estava saindo do local e muito distraída olhava para não se sabe onde. Aquela sortuda escapou por um triz da situação fatídica.

A nossa protagonista não. Ah! Esta teve que amargar os risinhos de algumas pessoas sentadas a sua frente. Impiedosas, ou surpresas não conseguiram conter o riso. Afinal, quem não conhece a crença veiculada por aí que uma mulher se veste para outra. Algo para pensar.

O amigo quando viu no rosto da amiga a expressão de susto e decepção, compreendeu. Num ato gentil buscou contornar a situação e comentou sobre uma amiga que customiza as roupas que compra na “bacia das almas”. Enquanto ele buscava suavizar a experiência com comentários, mais a situação se evidenciava aos olhos dos outros na visão dela.

Enquanto ela ouvia o que ele dizia, em sua mente ficava a imaginar a dificuldade de customizar um vestido a la chita. E, assim ela foi indo para outro estado de espírito, se encolheu na cadeira e puxou de sua bolsa um xale preto que não falava português> Jogou por cima do vestido, e o acomodou como um abraço consolador, em seguida, abriu um largo sorriso e sorveu o um café carioca que a aguardava enquanto a cena se desenrolava.