O senhor Genésio e o anjo do mal

O Senhor Genésio e dona Guilhermina moravam numa rua sem saída em São Paulo. Eram pessoas metódicas e não apreciavam mudanças, até a rua era sem saída, para que não houve novidade na vida deles e tivessem que enfrentar vida nova e continuar a andar pela rua,rumo ao desconhecido. O Senhor Genésio trabalhava como estoquista pros lados de Vila Galvão e dona Guilhermina cuidava da casa, das plantas, azáleas animadas e damas-da-noite pernósticas e caladonas. À noite ele lia o jornal, ela cozia meias furadas, ou fazia um trabalho manual, assistiam novelas e dormiam, cada qual em sua cama. Aos sábados iam até a praça ver a tarde se debruçar sobre a terra, ou conversavam com os vizinhos de muro,dona Cremilda e o senhor Azevedo, velho conhecedor de Machado de Assis. Até que um dia, e um dia sempre aparece, queiramos ou não, depararam com uma moça caída na porta da residencia. A principio muito assustados, não quiseram tomar qualquer providencia,a o ouvirem a história da jovem, veio de Minas, perda de emprego e dos pais num desabamento dona Guilhermina se condoe da pobre, você Genésio, tira suas tralhas do quartinho e ela fica lá até arranjar um emprego. A principio o senhor Genésio não gostou nada da ideia, era homem metódico e suas coisas iriam ficar em desordem, por fim cedeu. Nem o cachorrinho da casa, nem as flores gostaram dessa nova inquilina, que flores e cães tem sexto sentido apurado. E a jovem foi ficando no quartinho, não saia muito para procurar o tal emprego, mas iniciou andanças pela casa com vestidos curtos onde se via as pernas roliças o que causou espanto em dona Guilhermina e ..certo comichão mental no senhor Genésio. E as coisas da vida, como sempre, tomaram um novo rumo, que nada é extático, nada. Dona Guilhermina continuou seus afazeres, fazia a janta light em função da úlcera do senhor Genésio, enquanto os dois permaneciam na sala rindo muito, senhor Genesio comprou camisas novas, não reclamou mais da úlcera, estufava o peito e encolhia barriga de tal forma que ficava meio apoplético, nossa Genésio você está vermelho, comentário que o irritava sobremaneira. Aliás ,tudo o que dona Guilhermina fazia ou dizia, o irritava, que você está gorda, não entende o que eu falo,fale mais baixo, etc.,etc., coisas que dizemos quando nosso erros vão vir à tona. E num dia meio esbaforido e suarento, dona Guilhermina volta da feira e dá com os dois na sua cama. O senhor Genésio põe as calças enquanto a jovem, perdão, que se chamava Marili, ria maliciosamente. Dona Guilhermina foi avisada secamente para que deixasse a casa, fosse morar com a mãe, não daria mais certo, ele estava apaixonado por Marili. A senhora, em prantos faz sua mala e retira-se. Mais tarde, reencontra um amigo de infância Teobaldo; Teobaldo não é um tipo charmoso, é alto e magro, suas orelhas de abano estão sempre prontas para decolagem, mas é uma boa alma, Guilhermina e Teobaldo estão juntos até hoje. Quanto ao senhor Genésio, a jovem Marili lhe tomou a casa, o relógio de ouro que seu pai lhe deixou de herança e os brincos de esmeralda que sua mãe havia reservado para a nora Guilhermina. O senhor Genésio saiu "com uma mão na frente e a outra também na frente", atrás não tinha mais nada . Mora numa pensão no largo da Batata. Nossa!!

Vosmecê
Enviado por Vosmecê em 29/10/2012
Reeditado em 29/10/2012
Código do texto: T3958734
Classificação de conteúdo: seguro