A lagarta e a formiga

Numa floresta distante residia uma lagarta à margem de um imenso lago. Todas as manhãs a lagarta saía de sua casa, contornava o gigantesco lago, alimentava-se de folhas e frutos, retornando ao seu lar. Ia e vinha diversas vezes durante o dia, sempre no mesmo ritmo e usando o mesmo método.

Um dia uma formiga chegou a tal floresta e vendo o trabalho da lagarta, decidiu fazer o mesmo. Agora matinalmente iam contornando o lago em busca de alimento num vai-e-vem interminável.

Depois de uma semana a formiga não aguentava mais ter que contornar o lago pra alimentar-se e convenceu-se que tinha que aprender a voar, assim atravessaria o lago.

Longos dias de treinamento foram necessários até que um dia a formiga conseguiu voar. Neste momento a natureza já tinha se encarregado de transformar a lagarta em borboleta, mas essa, nunca se interessou em voar.

No decorrer da vida a formiga aprendeu a voar, embora levasse alguns tombos, atravessando o lago e poupando bastante tempo, enquanto a lagarta, já borboleta, continuava o percurso por terra num trabalho muito cansativo e demorado.

A força de vontade faz com que a gente não precise ser lagarta pra aprender a voar.

---

Publicado originalmente no Diário de um’A Barata em 2001.