.:. A confissão .:.
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A filha do jovem casal Rudolph, alheia aos recentes acontecimentos, está sentada no jardim da mansão, protegida por duas centenárias palmeiras-imperiais trazidas do Jardim La Pamplemousse pelo tataravô paterno que embarcara na fragata vinda das Ilhas Maurício. Assim como o ancestral da jovem Lilith, as palmeiras sobreviveram à travessia marítima.
O vento massageia as folhagens e dá vida às fantasias daquela solitária criança. Ela recolhe algumas flores do jardim – um lindo ramalhete de antúrios é carinhosamente despetalado ao murmúrio sutil de “Malmequer... Bem-me-quer”; uma linda pétala de boca-de-leão tem, naquele exato instante, o néctar sugado por espécime raro de beija-flor colibri da espécie balança-rabo-canela, existente apenas em algumas regiões das Américas – as retrizes[1] de cor bronze metálico uniforme dão ao voo esplendor de raro encantamento.
O dia corre apressadamente e o lusco-fusco[2] é prenúncio de mais uma noite a cair sobre a esperança otimista de alguns homens e desesperanças de muitos.
Lilith corre ao redor da piscina onde novas nuanças da flora tocam-lhe o vestido rendado, presente da avó. A inocente criança cantarola, rodopiando, cantigas de ninar e parece embalar nos braços um anjinho invisível, soltando beijos que ressoam no ar.
No hospital, D. Lis é reanimada novamente depois de sofrer outra parada cardiorrespiratória. Os médicos estão apreensivos e temem perder a paciente – nos últimos três dias, o organismo da enferma apresentou respostas insatisfatórias e o temor é geral.
Dona Zefa, a governanta[3], observa o desembaraço, o encanto e a desenvoltura da pequena Lilith bailando e distribuindo leves carícias em cada uma das flores – a afinidade é recíproca e as incontáveis ramagens do jardim parecem agradecer cada uma das carícias.
– Oi, Fá! – diz a pequena.
– Oi, meu anjo! – responde a sexagenária, preocupada, mas com ternura no olhar.
As duas olham na direção da garagem. O pai de Lilith aparece, entra no carro e, célere[4] qual fugitivo, sai. Dona Zefa se aproxima da criança, estende-lhe uma das mãos e a convida para entrar:
– Está escurecendo, princesinha! Vamos entrar?
– O papai saiu sem falar comigo, Fá!
– Ele está muito apressado, mocinha! Seu pai não está bem...
– Ele saiu sem falar comigo... Nem olhou pra mim.
O acidente com a mãe de Lilith mudara a rotina da família Rudolph. As lojas estavam nas mãos dos funcionários, o Sr. Rudolph pedira licença do trabalho – esperava-se que acompanhasse a esposa no hospital – e um dos motoristas da família assumira as funções da mãe de Lilith que adorava, fazendo questão, estar ao lado da filha o maior tempo possível.
Nos primeiros dias após o desastre, o Sr. Rudolph esteve presente. O desvelo[5] dispensado à filha causou extrema admiração. Empregados e familiares elogiavam o amor e a atenção que o pai, apesar dos compromissos e do remorso que sentia, pois se julgava o responsável pelo acidente, revelara de repente. Nunca estivera tão ligado à filha. Mas, à medida que a esposa ia definhando, o pai de Lilith se afastava da herdeira e das obrigações familiares.
Terças e quintas ele saía às dezesseis horas, retornando exatamente às dezenove. Aos sábados e domingos o esvaecimento[6] também tinha hora marcada: das sete às nove horas neste e das dezoito horas e trinta minutos às vinte horas e trinta minutos naquele. Em alguns dias o Sr. Rudolph levava o violão, instrumento que amava, mas, fazia tempo, estava esquecido no quarto de hóspedes construído ao lado da piscina.
Dona Zefa estranhava algumas ligações recebidas, principalmente quando o patrão falava baixinho, retirando-se da sala e da proximidade de onde estavam a filha, os criados e algumas visitas.
Nas roupas do Sr. Rudolph não havia manchas de batom; os lenços não demonstravam anormalidades. Não havia cheiro de bebidas – o empresário não suportava cigarro nem bebidas –, mas o comportamento dele causava perceptível decepção em todos. Para eles, os hábitos e as fugas do renomado engenheiro num momento tão delicado, com a esposa à beira da morte, era pecado imperdoável, desamor e traição. Lis e a criança não mereciam tamanha insensatez.
– Sr. Rudolph!
– Pois não, Zefa!
– Ligaram do hospital e disseram que a Dona Lis piorou muito de ontem pra hoje.
– Eu sei. Ligaram pra mim, tá! Passarei o dia inteiro fora hoje. Cuide da Lilith.
– Mas Sr. Rudolph, a Dona Lis piorou e o senhor vai...
– Por favor, Zefa! Não posso ajudar de outra forma. Cuide da Lilith.
– Os médicos acham que ela não...
– Ela vai melhorar, acredite! – foi a resposta.
O diálogo entre D. Zefa e o Sr. Rudolph coincidiu com o primeiro dos três dias instáveis da senhora Lis. E por três dias o empresário permaneceu ausente, ligando de quando em vez apenas pra saber notícias da pequena. Ao retornar, no quarto dia, o carro estava enxertado de flores e o aroma das begônias invadia o interior do veículo. Ao retirar a capa da carroceria, o motorista sentiu o doce e intenso perfume de algumas gardênias.
– Artur!
– Pois não, senhor!
– Mande lavar o carro.
– Sim, senhor!
O Sr. Rudolph entra, fecha a porta do quarto e adormece, sendo acordado, horas depois, pelos gritos de alegria da filha que o beijava:
– Oba! Papai chegou! Papai, quando a mamãe voltará? Estou morrendo de saudade...
Escondidinha, atrás da porta, D. Zefa chora, imaginando a maldade do patrão diante do sofrimento da esposa e da pureza da filha.
– Sua mãe voltará pra casa brevemente, o papai promete! Ela está melhorando e logo estaremos juntos outra vez. Você confia no papai?
– Sim, pai, confio!
O Sr. Rudolph manteve os novos hábitos. Oito dias depois da conversa com a filha, que tagarelava sem parar deitada em cima do pai, Lis teve alta. Os parentes relataram as ausências do marido, deram detalhes pormenorizados de tudo, com a ajuda prestimosa de D. Zefa... E a esposa do Sr. Rudolph, Lis, resolveu investigar – já – contratando advogado para adiantar, enquanto não flagrava o marido com a suposta amante, a papelada necessária para a separação.
Sábado. 18h30. O Sr. Rudolph pega o violão e sai. Lis e Dona Zefa saem em seguida, acaçapadas[7], acompanhando-o. Ele estaciona na praça central da cidade onde moram e se dirige até a Igreja Matriz. As mulheres se entreolham, assustadas. Descem do carro e o seguem rumo à porta principal do Templo Sagrado. Ao entrarem, encontram o Sr. Rudolph de joelhos, contrito[8], rezando, com um terço na mão. Os dedos percorrem as contas do símbolo místico, denunciando o encontro pessoal com Deus promovido pela oração... Ele termina o terço, faz o sinal da cruz e se dirige para junto do altar. Tira o violão, guarda a capa do instrumento num lugar discreto, afina as cordas com o diapasão e acompanha, exorbitando de alegria, a linda voz da moça que cantaria os cânticos àquela noite. Ensaiam... O pároco, inspirado, torna esplendorosa a liturgia[9] daquela celebração.
Ao retornar para casa, D. Lis sente ressoar parte da oração que o marido fazia quando de joelhos, conversando, em homilia[10], com Deus:
– “Oh, meu Deus, obrigado por salvar a minha esposa!”
E no carro da família Rudolph ainda persiste o aroma das rosas que conduziram o Santíssimo durante a procissão de Corpus Christi.
Crato-CE, 15 de junho de 2012.
23h56min
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[1] Penas da cauda das aves que orienta o voo.
[2] A hora crepuscular, o anoitecer, o momento de transição entre o dia e a noite (da tarde ou da Alba).
[3] Mulher que, mediante remuneração, dirige uma casa, ou se encarrega da educação de uma ou mais crianças.
[4] Rápido.
[5] Cuidado, atenção.
[6] Sumiço.
[7] Escondidas.
[8] Mortificado, triste, arrependido.
[9] Culto público e oficial instituído por uma igreja. Ritual.
[10] Pregação em estilo simples.
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