.:. Provoque a mudança .:.

.:.

– Você mudou. – Comenta a pretensa enamorada, Damiana, moça velha, forte candidata a tornar-se solícita[1] titia.

– Claro! – É a resposta de Joaquim, homem casado, mas temperado com os fios da expansividade[2].

– Não entendo o porquê. – insiste a pudica[3] senhorita.

– Se as pretensões mudaram, os comportamentos também mudam, não parece óbvio?

– Mudaríamos de qualquer forma, não acha? Refiro-me a ter mudado comigo, sem razões aparentes.

– Verdade! Viver é mudar. Até na morte nos modificamos. Somos pó e a ele retornaremos.

– Então ficará a indiferença?

– É que você não percebeu a diferença. Não há (in)diferença; diferença, sim! Antes eu buscava um achego, mas você me fechou a porta, sem abrir nenhuma janela.

– E agora?

– Agora, somos amigos e nada mais! E com amigas não sou galante. Cumpro as regras sociais de bons modos, impostas. Dou “Bom dia!”, “Boa tarde!”... E pronto!

– Entendi, finalmente.

– Que bom! Sei que a sinceridade causa natural repulsa. Pior seria se a mentira, qualquer que fosse, levasse-nos ao calabouço da desilusão. Permito-me mil recusas, mas não arredo o pé da verdade! A palavra sincera afasta, é certo. Entretanto, quem aceita o incerto e se permite tentar, descobre que a existência vivida é melhor que a desfalecida fuga provocada em função do medo. Ou a amizade é fruto proibido?

– Você fez sua escolha. Colha os frutos. Adeus!

Juazeiro do Norte-CE, 1º de março de 2011. 09h47min

[1] Que tem cuidado. Precavida. Cuidadosa.

[2] Caráter expansivo, franco, comunicativo, entusiasta.

[3] (latim pudicus, -a, -um, modesta, casta, virtuosa, pura). Que tem pudor.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 27/09/2012
Código do texto: T3904671
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.