Um herói do nosso tempo… - Conto baseado em factos reais... -

Em épocas de crise económica e social, as populações tendem mais a deprimir, a começar a ver o lado negativo de quase tudo, do que propriamente a ver, ou a conseguir ver exemplos positivos que não deixam de existir nesses tempos…

Nas crises tendemos para a depressão, tendemos para o negativismo, e muitos de nós tendem para o egoísmo, para a lógica de “cada um por si”, esquecendo laços fraternais que ocorrem com mais frequência em sociedades que estão bem em termos económicos, mas que são esses laços que nos tornam verdadeiramente humanos…

Por isso precisamos nestes tempos de alguém que nos prove com actos que o contrário vale e valerá sempre a pena, de alguém que, com o seu exemplo mostre que a via solidária é e será sempre o melhor caminho do homem, por muito duro que seja o seu percurso…

E é um desses exemplos magníficos que trago aqui nestas linhas, de uma pessoa como nós que fez algo de magnífico, algo de heróico, mas que nestes tempos não tem o espaço mediático que merece, pois desde há muito tempo que este é ocupado pela cultura da imagem ou da riqueza, e tudo quanto não promova isto, ou alimente tal, é arredado da atenção dos media…:

Um destes dias, numa aldeia perto da minha cidade, quando dava um passeio com deficientes, na carrinha da instituição onde eles desenvolvem as suas actividades, o motorista notou que a carrinha ficou sem travões. Com uma enorme presença de espírito esse homem conseguiu parar a viatura sem que as crianças ficassem sequer ligeiramente feridas, pois pararam em segurança, encostando o veículo a uma berma colada a uma mata; como se tal não fosse suficiente, a carrinha mal parou começou a arder muito rapidamente. Só, com imensas crianças a salvar, este homem conseguiu salvar essas crianças das chamas, novamente sem que elas sofressem qualquer tipo de ferimentos. No entanto este homem voltou ao carro e conseguiu afastar este da mata, salvando assim essa mata de ser devorada pelas chamas, e previsivelmente a aldeia próxima, porque o mato além de estar seco é denso, e bastaria uma chama menor para uma tragédia ter lugar…

Sim, um homem apenas fez tudo isto, um homem que conseguiu fazer a diferença, um homem que desprezou a sua integridade física, e só parou quando tudo o que podia salvar foi salvo…

Noutras situações este homem seria louvado a nível nacional, seria premiado, e até poderia ser agraciado com ordens que os nossos governantes dão em demasiado grande número, por razões bastante mal explicadas…

Mas não…

Apesar de ter preservado o que temos de mais estimável (vidas humanas…) apesar de ter poupado o precioso mato e a aldeia, os gestos notáveis deste homem ficarão apenas na memória dos que foram salvos, dos seus familiares e de pouco mais gente…

Este homem é um Herói, e se há coisa que acho desprezível no ser humano é esquecer os mais válidos entre eles e promover os medíocres…

Por isso escrevi estas linhas, tentando, da forma que posso, que este homem não seja esquecido, pois ele não o merece, e quando esquecemos gestos com a dimensão humana destes estamos a esquecer a nossa própria humanidade…

Porque muitas vezes procuramos heróis longe, esquecendo que muitas vezes esses heróis estão ao nosso lado, esquecendo que são seres como nós, mas que em alturas cruciais eles agiram como nenhum de nós seria capaz de agir…

“O exemplo é a melhor escola para o homem. É só assim que ele aprende”.

Edmund Burke, escritor, filósofo e político irlandês

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 05/09/2012
Código do texto: T3866834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.