As cartas não mentem

Casou-se tardiamente, com uma esposa muito mais moça, que veio a tornar-se uma excelente parideira, tanto que presenteava-o com um filho por ano.

Nele, a cada ano os sinais que a velhice chegava, ficavam mais evidentes, nela a maternidade e a juventude só lhe traziam mais beleza e graciosidade.

Não era totalmente feliz , uma sombra sempre o rondava: o tormento de morrer e deixar a jovem viúva com os filhos pequenos. Por isso, sempre que um filho estava para chegar, consultava um vidente.

-Então, o que as cartas dizem?

-O menino vai ser varão, e vejo que terá uma vida longa e plena.

-Do filho está bom, e do pai do menino, o que elas falam?

-O pai terá muita prosperidade no próximo ano. Vejo igualmente uma vida longa e plena.

-Tem certeza?

-As cartas não mentem!

Seguiu para casa feliz, pelo menos mais algum tempo estava garantido.

E teve um ano próspero, como anteviu o vidente. Para a plenitude se completar, no inicio da primavera a esposa anunciou mais uma gravidez.

A satisfação vivia estampada em seus lábios. Mas como o seguro morreu de velho, não hesitou em agendar uma visitinha ao vidente.

O homem jogou as cartas e em silêncio coçou atrás da orelha e enrugou a testa:

-Vejo nas caras que a criança será menina, que será uma atleta e que será uma vencedora em vários aspectos. Essa carta representa a vitória, e essa o amor.

-E do pai dela, o que dizem as cartas?

O vidente embaralhou novamente as cartas e novamente coçou atrás da orelha:

-Se lembra do primeiro dia que esteve aqui? Que me pediu para nunca omitir nada a você?

-Claro que me lembro! Um bom vidente nunca nega a verdade. Mas me diga o que você vê aí?

-Elas dizem que algo ruim irá acontecer, com o pai! Mas não está muito claro. Quando joguei as cartas para a criança também vi algo ruim relacionado ao pai, mas agora...está meio confuso! Não quero te assustar, mas...

-Mas o que?

-Melhor se precaver. Tudo acontecerá no dia do nascimento da criança. Tenha cuidado. Essa parte está bem claro. As cartas dizem que o pai da criança morrerá no momento que o bebê vier à luz!

Sem saber como proceder, apertou ainda mais o vidente, em busca de detalhes, este pouco acrescentou.

Foi para casa estarrecido. Não era possível, não sentia dores, só podia ser acidente, ou uma bala perdida!

-Maldito vidente, não dera detalhes, se fosse mais preciso... Eu poderia fazer alguma coisa para reverter essa maldita situação! Tinha que fazer alguma coisa...

Não contou nada a ninguém. Foi ao hospital e fez uma bateria de exames, tudo estava bem: coração, pulmão, pressão arterial. Até o colesterol estava controlado.

Ainda lhe restava alguns meses para o final da gravidez. Ele viveu da melhor forma possível. Trabalhou menos, fez uma pequena viagem com a família, visitou parentes e amigos, comeu, bebeu. Trocou de carro e fez um seguro de vida bem pomposo para deixar à família. Aproveitou cada minuto desses últimos dias. E no dia marcado, inventou uma história e foi para a sua casa de campo, sozinho.

Comeu, bebeu, e se deitou na rede esperando, e matutando:

-Se for acidente, só se a rede arrembentar e eu cair de cabeça no chão. Ou um raio, mas nem chuva teremos hoje... Pode ser uma cobra, me esqueci desse detalhe, poderia ter ficado na cidade, lá dificilmente uma cobra me pegaria. E se for a comida? Será que vou morrer de intoxicação alimentar?

De tanto esperar pegou no sono.

Acordou tarde da noite com o barulho de um telefone tocando.

-Aaaaalô!

Era o cunhado:

-Nossa! Você não atende esse telefone, já te liguei um milhão de vezes!

-O que foi? Que horas são? Peguei no sono! O bebê? Está tudo bem?

Por uns instantes se esqueceu das cartas.

-Foi o seu vizinho. Aquele seu amigo. O encontraram morto. Infarto! Melhor você voltar para casa. Sua filha nasceu e é linda! Sua mulher está bem, só está chorando muito, coitada!

Desligou o telefone meio atônito, coçou o queixo e pensou:

-Ela viu a luz e eu ainda estou vivo! Engraçado... as cartas não mentem! Nunca mentiram!

Meire Boni
Enviado por Meire Boni em 20/08/2012
Reeditado em 23/08/2012
Código do texto: T3840613
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.