EDUCANDÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA !

Quem nunca ouviu falar nas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado por todo este País de meu Deus? Educadoras maravilhosas, a principal atividade da Congregação entre tantas, sem falar no exemplo, na grandeza de caráter e no papel importante exercido em nossa cidade de Ipameri-Goiás e em tantas outras cidades brasileiras.

Sinto-me á vontade para falar delas, pois, sendo eu nascida e criada em família evangélica, graças á Deus, nunca foi empecilho para uma convivência de respeito mútuo entre nós. É claro que, sendo criança, comecei meus estudos primários no Colégio e nunca deixei de ser respeitada por pertencer à outra religião, nem meus pais e, confesso jamais senti pressão alguma a respeito de minha fé. O regulamento do estabelecimento era obedecido religiosamente por todos os estudantes e, nunca houve desrespeito de nenhuma das partes envolvidas. Amei tanto cada professora, cada Irmã, cada Madre com quem convivi por longos anos.

Quando terminei o curso Ginasial, o desejo de meus pais de dar aos filhos a melhor educação possível, fez com que eu fosse para um Colégio interno na cidade de Uberaba Minas Gerais. Fui cursar o Científico em nível de 2º Grau e, mais uma vez o amor e dedicação das queridas Irmãs falou mais alto. Elas escreveram para o Colégio Nossa Senhora das Dores na citada cidade de Uberaba Minas Gerais, me apresentando, dando as melhores referências, inclusive deixando clara a minha condição de Evangélica. Preciso esclarecer que na década de cinquenta já não havia preconceito religioso, nada que marcasse negativamente minha vida, pois fui recebida no novo Colégio com o maior carinho e consideração.

Antes, quero relembrar os anos passados no Educandário em Ipameri, foram tempos dourados, encantadores, foi neste período que passei de criança para adolescente na maior tranquilidade, é claro que teve momentos de reflexão, de angústia, frustração e tristeza, mas tudo normal, nada que ficasse marcado. Foi nestes anos que relacionei com as melhores amigas, são tantas que nem posso citar para não correr o risco de esquecer alguém, mas posso dizer que todas e todos foram muito especiais.

Em outros relatos falei que gostaria de ser atriz, eu sempre fui esperta e gostava muito de cantar e representar e, sempre me apresentei nas festas comemorativas de minha querida Igreja Presbiteriana de Ipameri, e também nas festas do Colégio. Eu sempre era convocada e participava sempre, mamãe Paulina fazia questão de gastar o que podia para que eu não ficasse frustrada por não poder participar, pois as peças apresentadas, para á época, eram grandiosas, é até difícil fazer uma descrição á altura.

Lembro-me que numa certa montagem de uma peça não fui requisitada. Imagine! Quase morri de tristeza e, realmente não soube na ocasião o porquê, fiquei um bom tempo sofrendo esta decepção, mas graças á Deus uma amiga querida um dia me contou o que foi, coisa atoa, não dava para ficar magoada, mas foi um alívio saber que não foi pela minha falta de talento. Sou modesta hem?

As lembranças são muitas e, creio que este assunto ainda vai render! Obrigado Jesus por tantas maravilhas que passei em minha vida e que não me senti merecedora, mas... As misericórdias do Senhor se renovam á cada manhã, graças á Deus por tudo.

Goiânia, 05 de junho de 11.

Legenda e referência pessoal:

Ipameri Goiás, cidade do interior do Estado;

Uberaba Minas Gerais – importante cidade do triângulo mineiro;

Educandário Nossa Senhora Aparecida – Colégio Educacional em Ipameri-GO;

Colégio Nossa Senhora das Dores – educacional, com externato e internato;

Para meditar:

“ Louvai ao Senhor, porque Ele é bom; porque a sua bondade dura para sempre” Sl 136 vrs 1”

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 20/08/2012
Código do texto: T3840356
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.