MATA-BORRÃO E CIA!

Gosto muito de assistir DVD de filmes antigos, em particular gosto muito de um: “QUANDO O CORAÇÃO FLORESCE” (SUMMER TIME) 1955, com Katharine Hepburn e Rossano Brazzi fazendo o par romântico. Mas na verdade, quando estava vendo o filme pela milésima vez, exagero, uma situação me chamou atenção pela primeira vez, creio que só me deliciava com o romantismo, então vi quando a protagonista assinava a ficha na Pensão em Veneza e a proprietária passando o MATA-BORRÃO na citada ficha para tirar o excesso da tinta. Imediatamente me veio á memória nitidamente o escritório do meu pai, Agente de uma Companhia Aérea- VIABRÁS.

O escritório ficava nos cômodos da frente de nossa casa residencial na cidade de Ipameri- Goiás e era grande repleto de móveis de madeira pesada, muito bem trabalhados. Gente... As escrivaninhas muito bem arrumadas tinham os apetrechos necessários para o bom desempenho das tarefas ali realizadas. Aí que entra o MATA-BORRÃO, que era muito usado, pois os escritos eram com canetas tinteiros e, atrás dele vinham os LACRES, que eram usados para fechar as correspondências. Primeiro o material próprio era aquecido num pequeno fogareiro e ainda mole derramados nos envelopes, em seguida batia-se um instrumento parecendo “martelo de carne” com a forma de carimbo e pronto! Num minuto secava, ficava logo bem resistente, então a correspondência estava devidamente lacrada, imagino que este sistema era usado nos Correios e Telégrafos.

Tudo isto está bem vivo em minha memória, eu era bem criança, mas sei que era muito curiosa e observava tudo, por isso hoje posso estar narrando estes fatos com tanta clareza como se eu tivesse trabalhado neste escritório com lindos móveis, máquinas de escrever modernas que hoje fazem parte de brincadeiras no facebook mostrando fotos antigas.

Estou fechando a porta deste lugar que hoje é apenas uma lembrança maravilhosa, um sonho tão real que chego a pensar que vou acordar a qualquer momento. Apaguei as luzes, verifiquei o fogareiro, fechei as janelas, catei os lápis e as canetas espalhadas e sai, deixando para trás uma linda história.....Boa noite e até amanhã!

Goiânia, 15 de agosto de 2012. Sônia.

Para meditar:

“Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força” salmo 29, vrs 1.

Sônia Pedroso
Enviado por Sônia Pedroso em 16/08/2012
Código do texto: T3832877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.