Joaquina nordestina - In Contos e Cantos

A vida estava difícil.Joaquina, a nordestina, havia se casado há dez anos atrás.Logo,casou,teve o primeiro filho,a seguir teve uma menina,pouco depois,outro menino.Isto ocorreu no espaço de quatro anos de casada.Estava feliz com os filhos e o marido honesto, trabalhador,dedicado,mas que de repente,não mais do que de repente,o marido saiu para comprar cigarros e,simplesmente,sumiu.

Desde então,o desespero,a fome começaram a bater na porta até que de tanta insistência,acabaram entrando e se instalando definitivamente na casa.O emprego dela que era fixo,ela o perdeu.Agora,restava-lhe somente,fazer bicos como doméstica numa ou noutra casa.O que ganhava não era suficiente.

Passara-se desde aquela época vinte anos.Seus filhos crescidos.O maior,também fazia bicos: sempre aparecia de tênis novo,roupa nova,celular,relógio; chegou mesmo a comprar um televisão de plasma.

Porém,a mãe se preocupava,queria saber do filho onde ele trabalhava; se era registrado em carteira...O coração materno, certamente adivinhava,mas não aceitava,não podia ser possível.Era fato que o filho pouco estudou,ou nada estudou,ficava pelas ruas.A escassez de tudo: alimento,roupas,do mínimo possível era presença diária.Sofria.O filho mais velho desapareceu e,logo,soube a notícia: ele fora preso por roubo e tráfico.

gerson chechi
Enviado por gerson chechi em 06/08/2012
Reeditado em 08/11/2012
Código do texto: T3816186
Classificação de conteúdo: seguro